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Caminhadas ou corridas? Qual é a mais eficaz?

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Henry Xu Tanto caminhar como correr são exercícios aeróbicos. Este tipo de exercícios aumentam a quantidade de oxigénio que o corpo consome, por isso facilitam a eliminação das toxinas armazenadas nos músculos. Fazer exercícios aeróbicos aumenta a nossa capacidade pulmonar e, ao longo do tempo, também a nossa resistência. Mas qual dos dois é mais eficaz: caminhadas ou corridas? É sempre muito difícil dizer o que é “mais eficaz”, porque isso varia consoante os seus objetivos. Por isso é que é tão importante contar com um personal trainer , que prepara um plano de treino especificamente para si, para os seus objetivos e estilo de vida. No entanto, há algumas diferenças entre as caminhadas e as corridas que podem ajudar a perceber qual é o melhor para si. Evidentemente, as corridas são um exercício com mais intensidade. Portanto, pode ser mais indicado para perder peso ou manter o peso . Além disso, ajuda a regular as hormonas e a diminuir o apetite. O exercício físico moderado ou mais

Como regular a minha alimentação? O que devo fazer?

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A maioria de nós tem preguiça de cozinhar. Depois de um dia de trabalho, a última coisa que nos apetece é tirar vegetais do frigorífico, tirar três panelas e fazer uma refeição completa. É muito mais fácil abrir uma lata de atum, comer comida pré-preparada, aquecer uma pizza ou encomendar! Mas se quer regular a sua alimentação para ter um estilo de vida mais saudável, precisa de fazer uma reeducação alimentar. Como fazer uma reeducação alimentar? A reeducação alimentar implica mudar o seu comportamento alimentar. Em primeiro lugar, precisa de falar com um nutricionista para saber quais são as escolhas mais saudáveis, mesmo que coma fora de casa ou que esteja à procura de refeições rápidas. Também deve aprender a planear as refeições e a preparar pratos que possa fazer rapidamente durante a semana. Claro que é difícil mudar a sua alimentação “de repente”, por isso vai começar por pequenos passos. Por exemplo, começar a inserir a fruta em snacks ou em refeições para começar a comer 2-3

Como ocupar saudavelmente as crianças?

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Artem Kniaz Não quer que os seus filhos estejam sempre no tablet, a jogar? Não quer crianças que não se mexem e ficam “batatas de sofá”? Veja aqui como ocupar as crianças com actividades saudáveis! Exercício físico/ desporto O exercício físico e o desporto (natação, futebol, basquetebol, artes marciais, etc) são uma excelente forma de fazer com que as crianças gastem energia. Ao mesmo tempo, previne um estilo de vida sedentário: casa-escola, escola-casa, sempre sentados na secretária, no assento do carro ou no sofá. Se quiser, até pode começar a fazer exercício em família com a ajuda de um personal training no Porto ou um personal training em Braga . Brinquedos didáticos Se o seu filho costuma ficar com uma ama ou babysitter , é importante ter brinquedos que não sejam o tablet ou os videojogos! Procure brinquedos mais didáticos, se possível em materiais naturais (como madeira). Para os mais velhos, há puzzles, scooters, carrinhos e cozinhas de madeira. Para os mais pequenos, há arcos

Ageismo: o que é?

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“Ageismo” (do inglês “ageism”) é um conceito que se refere a atitudes discriminatórias ou preconceito em relação a pessoas mais velhas. Por exemplo, uma empresa que não quer contratar pessoas com mais de 50 anos está a ser “ageísta” e preconceituosa. O mesmo acontece quando achamos que alguém “não tem idade” para fazer uma determinada coisa ou usar uma determinada roupa. Há vários motivos que podem levar a este tipo de preconceitos. No entanto, é inegável que o ageismo é um sintoma da forma como a nossa sociedade lida como o envelhecimento. Apesar de sermos uma sociedade cada vez mais envelhecida, existem muitos estereótipos com base na idade. Quando alguém deixa de trabalhar e sai da “população activa”, o risco de discriminação aumenta. A melhor forma de combater o ageismo é, portanto, compreender melhor todas as fases da vida. O envelhecimento é um processo natural e o corpo muda, com tudo o que isso acarreta: rugas, perda de audição, perda de mobilidade, etc. No entanto, isso não

Quais são os documentos necessários para ser um trabalhador-estudante?

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Headway Trabalha e estuda ao mesmo tempo? Então, tem direito a usufruir do estatuto de trabalhador-estudante . Na universidade, o estatuto de trabalhador-estudante elimina a frequência obrigatória. Além disso, permite-lhe candidatar-se a um número ilimitado de exames durante a época de recurso. Mas não só! Ser trabalhador-estudante também lhe dá benefícios no trabalho. Se faz um horário completo, tem direito a uma dispensa de 6 horas semanais. Se trabalhar em part-time (por exemplo, 30 horas semanais), tem direito a 4 horas semanais. Saiba mais sobre os direitos dos trabalhadores-estudantes . Portanto, a única questão é só: quais são os documentos necessários para ser um trabalhador-estudante? Se é trabalhador estudante, deve informar-se na instituição de ensino sobre quais são os documentos necessários. Normalmente esta informação está disponível no website, mas também pode confirmar na secretaria. A maioria das universidades pede os seguintes documentos: Os trabalhadores por conta

Como usar a inteligência emocional?

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Bret Kavanaugh A inteligência emocional pode ser uma arma poderosa em várias situações. Veja aqui como usar a inteligência emocional a seu favor: 1. Melhorar o seu desempenho no trabalho Se tiver uma inteligência emocional muito desenvolvida, é mais fácil lidar com os pequenos atritos e frustrações do dia a dia. Numa situação de trabalho, há sempre muitos egos em jogo e um verdadeiro líder de equipa tem sempre uma inteligência emocional apurada. Normalmente, a inteligência emocional implica conhecer-se muito bem a si própria, nem que precise de fazer psicoterapia ou consultas de psicologia. 2. Lidar com momentos de crise Também pode utilizar a inteligência emocional para lidar com momentos de crise. Saber ler bem a situação e todos os intervenientes pode ajudar a ultrapassar problemas e obstáculos. Se está a passar por um momento mais complicado e sente dificuldade em lidar com a pressão, procure consultas de psicologia em Setúbal , consultas de psicologia em Lisboa ou na sua zona. 3

Burnout: Técnicas psicológicas para evitar o esgotamento

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O burnout é um síndrome que caracteriza stress associado ao trabalho. Na grande parte das vezes, ocorre ao fim de um período longo (vários anos) de exposição a factores de stress no local de trabalho. Embora não seja uma doença, tem sintomas sérios. Sofro de burnout? Veja se os seguintes sintomas batem certo com o que sente Sensação extrema de cansaço físico e emocional Não consegue ter uma boa noite de descanso, acorda sempre cansado ou cansada Sensação de desespero e perda de controlo “Dormência emocional” e cinismo Tratar outras pessoas de forma fria Depressão e ansiedade generalizada Como combater o burnout ou esgotamento? De seguida algumas dicas para evitar o burnout ou começar a sair do esgotamento. Procurar equilíbrio entre a vida privada e o trabalho Realisticamente, muitas vezes o burnout começa quando as pessoas passam demasiado tempo no trabalho. Muitas horas extra não planeadas, deadlines que obrigam a ficar só mais um pouco, levar trabalho para casa, receber chamadas e e

Como combater a depressão na adolescência?

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A depressão afecta 31% dos jovens e adolescentes em Portugal . Destes, 19% apresentam sintomas graves a moderados, enquanto 10% têm comportamentos suicidas. Mas, mesmo perante estes números, os especialistas dizem que a depressão nos jovens pode estar “sub-diagnosticada”. Quais são os sintomas de depressão? Embora muitos adolescentes se fechem em si mesmos e escondam os sinais de depressão, quase sempre há sinais de alarme: mudanças físicas e do estado de humor; dificuldade de concentração; alterações no apetite (deixar de comer ou comer em demasia); sentimentos permanentes de tristeza; isolamento social e afastamento até dos amigos; perda de interesses, desinteresse até por hobbies; automutilação. Além disso, há vários factores de risco que podem despoletar uma depressão. Perante estes factores, os pais devem ter uma atitude preventiva e procurar consultas de psicologia. Entre estes factores encontram-se: perda de um familiar próximo (pais, irmãos, etc); sofrer de bullying na escola

Beneficios de uma aula indoor Cycling

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Trust "Tru" Katsande O indoor cycling ou spinning é conhecido por ser uma forma de exercício bastante exigente. Não é estranho ouvir que alguém ficou com as pernas em água durante dias depois de apenas uma aula. A realidade é que o ciclismo é um exercício cardio muito focado no maiores grupos musculares do corpo (coxas e glúteos). Como tal, é um exercício bastante extenuante no que toca à capacidade cardio-respiratória mas também doloroso, caso não esteja habituado a “massacrar” estes músculos frequentemente. Mas também existem benefícios! Mesmo para os que estão apenas a começar a fazer exercício. Aulas não são afectadas pelas condições atmosféricas Parar 1 ou vários dias pelas condições atmosféricas pode ser o suficiente para desencarrilar uma pessoa motivada. Quem nunca se sentiu motivado até ao dia em que, por uma razão ou outra, não pôde ir ao ginásio uma ou mais vezesNo dia seguinte, de repente parece que a motivação desvaneceu? Ou que o exercício que já fazia com pouc

Qual a diferença entre o psicólogo e um psiquiatra?

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A principal diferença entre um psicólogo e um psiquiatra é que o psiquiatra é um médico. Por isso, tem poder para receitar medicamentos e passar um atestado médico. Por outro lado, o psicólogo, embora seja um profissional de saúde mental, não está autorizado a medicar o paciente. Alguns problemas podem ser exclusivamente psicológicos e a psicoterapia é uma grande ajuda para os ultrapassar. No entanto, quando há alterações cerebrais ou um desequilíbrio neurofisiológico, o psiquiatra pode ajudar a chegar a um diagnóstico final. Muitas vezes, o tratamento psicológico e o psiquiátrico são complementares. A medicação é útil para lidar com a sintomatologia e retomar uma “vida normal” enquanto avança na psicoterapia. A psicoterapia tem uma taxa de sucesso alto, mas é um tratamento prolongado. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é muito útil para ultrapassar transtornos de ansiedade e depressão. Por isso, é muito comum que o psicólogo e o psiquiatra trabalhem em conjunto para mel

Como combater a frustração?

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A frustração é capaz de sugar todas as nossas energias e bom-humor. No entanto, também faz parte do dia a dia: já todos nós nos sentimos frustrados com alguma coisa. Pode ser um ‘bad hair day’, uma coisa que correu mal no trabalho, algo que nos irrita na pessoa com quem dividimos casa… Enfim. Mas, antes de que a frustração se apodere da sua vida, aprenda como combater a frustração. O segredo para combater a frustração é ir à raiz do problema. O que está na origem dessa frustração? Porque que é que um determinado comportamento o incomoda? Tem inveja, faz-lhe lembrar uma memória desconfortável? Porque se sente insatisfeito com a sua vida? O que lhe falta? O que tem em excesso? Se a causa da frustração é algo que pode controlar, tem de fazer tudo o que está ao seu alcance para inverter a situação. Por exemplo, se a sua fonte de frustração é o seu trabalho ou o seu salário, não se acomode. Continue à procura de outros trabalhos e de outras oportunidades. Não quer mudar de empresa? Então,

Gestão de stress: como criar rotinas saudáveis?

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Kinga Cichewicz A rotina é a melhor amiga de quem sofre de stress. Mas como é que pode criar rotinas saudáveis, que promovem tanto o seu bem-estar físico como o psicológico? Crie uma rotina de sono Uma das coisas mais importantes para gerir o stress é criar uma rotina de sono. Procure deitar-se sempre à mesma hora, evite estímulos antes de dormir (como filmes de terror ou luz azul, entre outros) e crie um ambiente calmo para adormecer. Pode até adormecer ao som da chuva e de música suave . Crie uma rotina de saúde Se tivesse um osso partido ia ao médico, certo? E iria várias vezes, para avaliar a cicatrização da ferida. Então, aqui passa-se o mesmo. Defina, em conjunto com o seu terapeuta, a frequência das consultas e faça com que se torne num hábito. Se ainda não está a ser acompanhado, procure aqui consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa . Faça uma dieta saudável Fazer uma dieta saudável é outra coisa que ajuda a combater o stress. Mas, mais uma vez, ne

Como combater o stress?

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Elisa Ventur O stress constante provoca ansiedade, depressão, vários sintomas físicos (incluindo dificuldades de digestão), queda de produtividade no trabalho e até alterações de humor. Então, como combater o stress e prevenir estes problemas de saúde? Praticar meditação As técnicas de meditação e relaxamento, como o yoga, ajudam a relaxar o corpo e a entrar num estado de serenidade. Assim, consegue relaxar a tensão dos músculos causada pelo stress. Pode fazer yoga ou meditação logo pela manhã, para começar bem o dia, ou ao fim do dia, se o seu trabalho for a fonte de maior stress. Alimente-se bem Os alimentos que comemos também influenciam o nosso stress. Procure ter uma dieta saudável, à base de frutas e legumes ricos com vitaminas. Pelo contrário, os alimentos estimulantes, como o café ou as bebidas alcóolicas, são prejudiciais. Se sofre de ansiedade e stress, procure alimentos ricos em vitamina C, vitaminas B, zinco e magnésio. Higiene do sono A higiene do sono também é muito impo

Como elevar a autoestima?

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Vinicius Wiesehofer Em primeiro lugar, precisamos de perceber o que é isso da "autoestima". A autoestima é uma percepção de nós mesmos. Quando essa percepção é demasiado positiva, pode provocar comportamentos egoístas e narcisistas. Pelo contrário, quando é má, gera sentimentos de inferioridade. As pessoas com baixa autoestima têm pouca confiança em si próprias, o que tem consequências no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Então, como elevar a autoestima? 1. Aceite-se como é O primeiro passo para elevar a sua autoestima é aceitar-se como é e ter respeito por si próprio. Para isso, precisa de explorar as suas inseguranças e que fazem com que se sinta inferior. A psicoterapia é uma boa forma de ultrapassar os “bloqueios” que tem na sua cabeça, por isso procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa . 2. Confiança nas suas capacidades Outro problema que pode levar à sua falta de autoestima é o “síndrome de impostor”, isto é, sentir que não

5 Indicadores de Depressão

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Joshua Earle Estima-se que a depressão afecte 10% da população portuguesa. E não, ninguém está imune! Também lhe pode acontecer a si ou às pessoas que lhe são próximas, por isso fique atento a estes 5 indicadores de que pode estar a sofrer de depressão: Alterações do sono É muito fácil desvalorizar as alterações do sono, não é? “Ando a trabalhar de mais” ou “ontem à noite não me dava o sono porque…”. Mas de certeza que é isso que se passa? Um dos sintomas mais comuns da depressão são as alterações do sono. Tanto pode ter insónias e dificuldade a dormir, como pode querer dormir em excesso e passar o dia sem sair da cama. Perda de interesse As pessoas que estão em depressão começam a perder o interesse pelos seus hobbies e por coisas que costumavam achar prazerosas. É comum ter perda de libido e desinteresse sexual, falta de vontade para se arranjar ou cuidar da sua higiene, descuidar a limpeza da casa e evitar fazer planos com amigos e conhecidos. Estes sinais justificam que procure u

Terapia de Casal - 6 Dicas

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Roman Kraft Passam mais tempo a discutir do que conversar? A vossa relação perdeu a “chama” do início? Estão a tentar ultrapassar uma traição? Seja qual for o motivo que vos leva a ponderar a terapia de casal, aqui estão 7 dicas para a aproveitar a terapia de casal ao máximo! 1. Escolham o terapeuta em conjunto Pelo menos aqui têm de estar de acordo! Se estão à procura de uma  consulta de psicologia no porto  ou uma  consulta de psicologia em lisboa , escolham o terapeuta em conjunto. Se um membro do casal se sente “obrigado” a ir à terapia ou que o psicólogo está “do lado” do cônjuge que o escolheu, não vai funcionar. 2. Honestidade acima de tudo Têm de estar abertos e dispostos a falar dos vossos problemas com honestidade. Nas consultas de terapia de casal, não devem ter vergonha de falar nos vossos anseios ou até da vossa intimidade. É muito importante que o terapeuta consiga chegar à origem do problema, o que requer honestidade. 3. O terapeuta não é um juiz Alguns casais olham par

Bipolaridade? Quando procurar um tratamento

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Gift Habeshaw A bipolaridade, ou transtorno bipolar, é uma doença do foro psiquiátrico caracterizada por períodos de extrema euforia e outros de depressão profunda. Os primeiros são conhecidos como “episódios maníacos”, enquanto os segundos são “episódios depressivos”. Os episódios podem durar uma semana ou prolongar-se durante meses. Em Portugal, estima-se que há 200.000 doentes bipolares e metade está sem tratamento. Então, quando procurar um tratamento para a bipolaridade? Muitas pessoas pensam que “são assim e pronto” ou que “sempre foram assim” e não associam as suas mudanças de humor a uma doença. Além disso, existe um estigma acerca da saúde mental que impede muitas pessoas de pedir ajuda, seja através de um familiar ou até do médico de família. Alguns pacientes passam anos sem medicação ou terapia apropriadas. No entanto, é importante lembrar que a doença bipolar pode gerir-se com medicação e com uma   consulta de psicologia no porto  ou  consulta de psicologia em lisboa . Qu

Como aprender a cozinhar? Dicas de principiante

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Aprenda a fazer a “mise en place” A “mise en place” é a prática de organizar todos os ingredientes necessários na receita, já prontos a utilizar. É assim que os restaurantes conseguem confeccionar a sua comida tão rápido! Mas, mesmo que esteja em casa, é uma boa prática ter todos os ingredientes “à mão”. Por isso, se vai cozinhar uma massa com legumes, não comece antes de ter tudo picado. Se vai cozinhar um bolo, pese a farinha, o açúcar e tire os ovos do frigorífico. Vai ver que é muito mais fácil cozinhar assim! Não tenha medo de utilizar ingredientes pré-cozinhados Se ainda agora começou, não tente fazer a sua própria massa folhada! Enquanto está a dominar as receitas mais fáceis, não se sinta mal por usar alguns ingredientes (massa de pizza, massa folhada, massa para empadas, polpa de tomate, etc) já pré-cozinhados. Tenha apenas em atenção que deve evitar os corantes e os conservantes! Sempre que possível, procure ingredientes “bio” para as suas receitas caseiras. Tenha um conjunto

Depressão pós-parto: como lidar?

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Apesar de ser uma doença comum, a depressão pós-parto está rodeada de tabus. Poucas mães falam abertamente sobre as suas experiências com depressão pós-parto, e muitas sentem-se culpadas por terem essa reacção à maternidade. Mas o que é, afinal, a depressão pós-parto? Quais são os sintomas da depressão pós-parto? E qual é o tratamento? A depressão pós-parto afecta 20 a 35% das mulheres no puerpério; Não é apenas “tristeza”, mas sim uma doença que exige tratamento; Se não for tratada, perturba o bem-estar da mãe e, por consequência, o do bebé. Quais são as causas da depressão pós-parto? Há vários factores que influenciam a depressão pós-parto. Em parte, deve-se às alterações hormonais. No entanto, há outros factores biológicos, psicológicos (existência de outros problemas psicológicos), familiares e socioeconómicos que aumentam o risco de desenvolver depressão pós-parto. Quais são os sintomas da depressão pós-parto? Normalmente, os sintomas de depressão pós-perto aparecem nos primeiro

5 regras para quem deseja praticar a calistenia

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A calistenia é uma das maiores tendências de exercício físico para 2022. Consiste em fazer treinos apenas com exercícios de peso corporal, como abdominais e flexões, e tem resultados extraordinários. Mas, se está a pensar em praticar calistenia, tem de seguir estas 5 regras: 1. Respeite o seu corpo Em primeiro lugar, respeite o seu corpo. Cada organismo é diferente e cada um tem os seus tempos. Por isso, não caia da tentação de se comparar a outras pessoas (com outra idade, outra genética, com lesões anteriores diferentes, entre outras características). Confie no seu  personal training no porto  ou  personal training em lisboa  e, pouco a pouco, vai começar a notar os resultados. 2. Aprenda os exercícios de forma correcta Para tirar proveitos dos exercícios físicos de peso corporal, precisa de aprender a executá-los correctamente. Deve seguir as dicas do seu personal trainer sobre a postura correcta e amplitude de cada movimento. Caso contrário, não vai haver total flexão dos músculos

Quais as tendências do exercício físico 2022?

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Isaac Wendland O exercício físico não é imune a tendências! Depois de dois anos com os ginásios quase sempre fechados, estas são as tendências que vão marcar o próximo ano! Exercício ao ar livre O exercício ao ar livre é uma das grandes tendências de exercício físico para 2022. Esta tendência surgiu em 2020, pouco a pouco, durante o confinamento. Estabeleceu a sua posição 2021 e em 2022 já se vai tornar um hábito. Há cada vez mais personal trainers a organizar treinos ao ar livre e, em algumas cidades, como no Porto, até têm programas de treino ao ar livre . Programas virtuais Ainda tem receio de ir até ao ginásio? Não se preocupe, porque os programas virtuais de treino são outra das grandes tendências de exercício físico para 2022. A Universidade do Porto continua a publicar programas de treino online todas as semanas para que possa treinar em casa . Exercícios curtos Todos vivemos a mil à hora! Portanto, os treinos curtos mas intensos são uma das grandes tendências para o ano que v

3 razões para fazer agachamentos

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Os agachamentos são um dos exercícios de peso corporal, exercícios funcionais ou calistenia mais conhecidos – até quem não costuma fazer desporto já terá feito, pelo menos uma vez, um agachamento. Se quer começar a fazer mais desporto, conheça 3 razões para fazer mais agachamentos! Versatilidade. Uma das melhores de razões para fazer agachamentos é a sua versatilidade. Os agachamentos trabalham os membros inferiores, os glúteos e até para melhorar o equilíbrio. Um simples set de agachamentos no intervalo do trabalho pode fazer muito mais do que imagina! Além disso, os agachamentos são versáteis em si mesmos, dado que pode fazer agachamentos com em sem barra, com ou sem pesos, e até apenas com uma pé. Mobilidade. Outro dos motivos para fazer agachamentos é promover a mobilidade. Os agachamentos requerem trabalho de três articulações importantes (o joelho, o tornozelo e o coxofemoral), pelo que são indicados até para o treino de força em idosos e manter a mobilidade das pessoas séni

Quais os exercícios que queimam mais gordura?

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Fitsum Admasu Lutar contra a gordura é difícil, mas não é impossível. Se está a tentar perder gordura, deve privilegiar os exercícios aeróbicos. Fique a conhecer quais os exercícios que queimam gordura! Caminhar ou correr Boas notícias! Caminhar ou correr são dois dos melhores exercícios para quem precisa de acelerar o metabolismo e perder gordura. Mas atenção, porque não basta caminhar até ao supermercado ou sair para ir levar o cão a passear. Tem de fazer caminhadas ou corridas regulares, de 30 minutos a uma 1 hora, a um ritmo rápido, 3 a 5 vezes por semana. Saltar à corda Saltar à corda é outro exercício “tradicional” e que ajuda a perder gordura. É excelente para tonificar os membros inferiores, nomeadamente os músculos das coxas, do rabiosque e do abdómen. Por isso, pode incorporar o salto à corda nos seus sets de exercícios ou começar a saltar à corda nos intervalos do trabalho para exercitar. HIIT O High Intensity Interval Training (HIIT), ou Treino Intercalado de Alta Intensid

Conheça as quatro funções da nossa coluna!

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Todos sabemos que uma coluna alinhada favorece a nossa postura, mas esse não é o único benefício. Conheça bem as quatro funções da nossa coluna! Mobilidade A primeira função da coluna vertebral é assegurar a nossa mobilidade. Por outro lado, se não mantiver a coluna numa posição correcta, compromete as articulações e pode até desenvolver problemas no futuro. Estabilizar Outra das funções da nossa coluna é estabilizar a postura e evitar movimentos que podem provocar lesões. Adaptação Reflexiva Outra das funções da coluna é a adaptação reflexiva. E o que é a adaptação reflexiva? É a função da coluna que nos impede de cair. Graças a esta adaptação, somos capazes de responder rápido e evitar uma queda. Protecção do Sistema Nervoso Outra função do sistema nervoso é proteger o nosso sistema nervoso. É a coluna que protege a espinal medula e os nervos que saem da espinha até cada órgão e sistema do nosso corpo.   Agora, como acha que está a sua coluna? Como está a sua postura? Acha que está

4 razões para fazer agachamentos

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Os agachamentos são um exercício de peso corporal com imensos benefícios. Se ainda não os conhece, deixamos aqui 4 razões para fazer agachamentos: Versatilidade Uma das principais razões para fazer agachamentos é a sua versatilidade. Embora algumas pessoas pensem que só são bons para trabalhar as coxas e o ‘bumbum’, ajuda a desenvolver todos os membros inferiores. Promove a mobilidade Para quem tem uma vida muito sedentária, ou até para pessoas mais velhas, os agachamentos têm a vantagem de trabalhar três articulações muito importantes (o joelho, o tornozelo e coxofemoral, entre a anca e o fémur). Por isso, são excelentes para fortalecer esses músculos, promover a sua funcionalidade e melhorar a mobilidade. Preparação física Outro motivo para fazer agachamentos é preparar-se fisicamente. Uma vez que, como já explicámos, os agachamentos fortalecem os membros inferiores, é uma boa preparação física para exercícios mais intensos e exigentes, como jogging, corridas, ciclismo, futebol e ou