5 Indicadores de Depressão




Estima-se que a depressão afecte 10% da população portuguesa. E não, ninguém está imune! Também lhe pode acontecer a si ou às pessoas que lhe são próximas, por isso fique atento a estes 5 indicadores de que pode estar a sofrer de depressão:


Alterações do sono

É muito fácil desvalorizar as alterações do sono, não é? “Ando a trabalhar de mais” ou “ontem à noite não me dava o sono porque…”. Mas de certeza que é isso que se passa? Um dos sintomas mais comuns da depressão são as alterações do sono. Tanto pode ter insónias e dificuldade a dormir, como pode querer dormir em excesso e passar o dia sem sair da cama.


Perda de interesse

As pessoas que estão em depressão começam a perder o interesse pelos seus hobbies e por coisas que costumavam achar prazerosas. É comum ter perda de libido e desinteresse sexual, falta de vontade para se arranjar ou cuidar da sua higiene, descuidar a limpeza da casa e evitar fazer planos com amigos e conhecidos. Estes sinais justificam que procure um psicólogo e aconselhamento.


Problemas digestivos constantes

Outro indicador de depressão – mas que talvez não associe a esta doença – são os problemas digestivos. “Caiu-me mal” ou “era um prato muito pesado” são justificações par se sentir mal durante alguns dias, mas não para um mal-estar persistente que não passa com o tempo. As pessoas com depressão podem ter enjoos, falta de apetite e alterações do trânsito intestinal.


Sentimentos persistentes de tristeza e ‘vazio’

A depressão é um sentimento profundo de tristeza que se arrasta no tempo. Geralmente, é acompanhado de ansiedade e de uma sensação de ‘vazio’: nada vale a pena, nada é uma fonte de prazer e nada alivia essa sensação. Aliás, essa sensação torna-se tão constante que se transforma em pessimismo, desespero e sentimentos de inutilidade.


Pensamentos suicidas

Se já pensou sobre como acabar com a sua própria vida, ou se inclusive já tentou fazê-lo, procure ajuda psicológica imediatamente. A sensação é tão insuportável que parece maior do que a própria pessoa. No entanto, se procurar ajuda profissional e fizer consulta de psicologia no porto ou consulta de psicologia em lisboa vai conseguir curar a doença e seguir em frente com a sua vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS