Qual a diferença entre o psicólogo e um psiquiatra?



A principal diferença entre um psicólogo e um psiquiatra é que o psiquiatra é um médico. Por isso, tem poder para receitar medicamentos e passar um atestado médico. Por outro lado, o psicólogo, embora seja um profissional de saúde mental, não está autorizado a medicar o paciente.

Alguns problemas podem ser exclusivamente psicológicos e a psicoterapia é uma grande ajuda para os ultrapassar. No entanto, quando há alterações cerebrais ou um desequilíbrio neurofisiológico, o psiquiatra pode ajudar a chegar a um diagnóstico final.

Muitas vezes, o tratamento psicológico e o psiquiátrico são complementares. A medicação é útil para lidar com a sintomatologia e retomar uma “vida normal” enquanto avança na psicoterapia. A psicoterapia tem uma taxa de sucesso alto, mas é um tratamento prolongado.

A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é muito útil para ultrapassar transtornos de ansiedade e depressão. Por isso, é muito comum que o psicólogo e o psiquiatra trabalhem em conjunto para melhorar a qualidade de vida do paciente. É algo semelhante ao que acontece com a ortopedia e a fisioterapia: o ortopedista é quem opera ou engessa, mas a fisioterapia poe ajudar na recuperação e a manter mobilidade.

Por outro lado, quando os sintomas se devem apenas à sua história pessoal, os medicamentos podem não ser úteis. A psicoterapia é o mais indicado para se conhecer melhor, recriar-se e alterar o modo como interage com o mundo à sua volta. Se está à procurar de consultas de psicologia no Porto ou consultas de psicologia em Lisboa, prefira especialistas com experiência!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Vantagens da Consulta de Psicologia Online: Cuidar da Saúde Mental à Distância

Exercícios Físicos para Diferentes Objetivos: Guia Completo

Entregas Semanais de Refeições Saudáveis: Impacto na Qualidade de Vida dos Consumidores