Qual a diferença entre o psicólogo e um psiquiatra?



A principal diferença entre um psicólogo e um psiquiatra é que o psiquiatra é um médico. Por isso, tem poder para receitar medicamentos e passar um atestado médico. Por outro lado, o psicólogo, embora seja um profissional de saúde mental, não está autorizado a medicar o paciente.

Alguns problemas podem ser exclusivamente psicológicos e a psicoterapia é uma grande ajuda para os ultrapassar. No entanto, quando há alterações cerebrais ou um desequilíbrio neurofisiológico, o psiquiatra pode ajudar a chegar a um diagnóstico final.

Muitas vezes, o tratamento psicológico e o psiquiátrico são complementares. A medicação é útil para lidar com a sintomatologia e retomar uma “vida normal” enquanto avança na psicoterapia. A psicoterapia tem uma taxa de sucesso alto, mas é um tratamento prolongado.

A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é muito útil para ultrapassar transtornos de ansiedade e depressão. Por isso, é muito comum que o psicólogo e o psiquiatra trabalhem em conjunto para melhorar a qualidade de vida do paciente. É algo semelhante ao que acontece com a ortopedia e a fisioterapia: o ortopedista é quem opera ou engessa, mas a fisioterapia poe ajudar na recuperação e a manter mobilidade.

Por outro lado, quando os sintomas se devem apenas à sua história pessoal, os medicamentos podem não ser úteis. A psicoterapia é o mais indicado para se conhecer melhor, recriar-se e alterar o modo como interage com o mundo à sua volta. Se está à procurar de consultas de psicologia no Porto ou consultas de psicologia em Lisboa, prefira especialistas com experiência!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR