Como combater a frustração?



A frustração é capaz de sugar todas as nossas energias e bom-humor. No entanto, também faz parte do dia a dia: já todos nós nos sentimos frustrados com alguma coisa. Pode ser um ‘bad hair day’, uma coisa que correu mal no trabalho, algo que nos irrita na pessoa com quem dividimos casa… Enfim. Mas, antes de que a frustração se apodere da sua vida, aprenda como combater a frustração.


O segredo para combater a frustração é ir à raiz do problema. O que está na origem dessa frustração? Porque que é que um determinado comportamento o incomoda? Tem inveja, faz-lhe lembrar uma memória desconfortável? Porque se sente insatisfeito com a sua vida? O que lhe falta? O que tem em excesso?


Se a causa da frustração é algo que pode controlar, tem de fazer tudo o que está ao seu alcance para inverter a situação. Por exemplo, se a sua fonte de frustração é o seu trabalho ou o seu salário, não se acomode. Continue à procura de outros trabalhos e de outras oportunidades.


Não quer mudar de empresa? Então, fale com os seus superiores sobre que outras skills pode adquirir para subir na carreira. Invista na sua formação e mude aquilo que provoca a sua frustração. Obviamente, é apenas um exemplo. Se as suas frustrações são pessoais, procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa para navegar a situação.


Se a causa for outra pessoa, melhore a sua comunicação. Explique qual é o problema e o que é que o deixa frustrado (repetir sempre a mesma coisa? limpar a casa sozinho?). A comunicação é uma grande aliada a resolver os problemas interpessoais. É muito útil até na terapia de casal, por exemplo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS