Como combater o stress?




O stress constante provoca ansiedade, depressão, vários sintomas físicos (incluindo dificuldades de digestão), queda de produtividade no trabalho e até alterações de humor. Então, como combater o stress e prevenir estes problemas de saúde?


Praticar meditação


As técnicas de meditação e relaxamento, como o yoga, ajudam a relaxar o corpo e a entrar num estado de serenidade. Assim, consegue relaxar a tensão dos músculos causada pelo stress. Pode fazer yoga ou meditação logo pela manhã, para começar bem o dia, ou ao fim do dia, se o seu trabalho for a fonte de maior stress.


Alimente-se bem


Os alimentos que comemos também influenciam o nosso stress. Procure ter uma dieta saudável, à base de frutas e legumes ricos com vitaminas. Pelo contrário, os alimentos estimulantes, como o café ou as bebidas alcóolicas, são prejudiciais. Se sofre de ansiedade e stress, procure alimentos ricos em vitamina C, vitaminas B, zinco e magnésio.

Higiene do sono


A higiene do sono também é muito importante para combater o stress. Tente dormir sempre à mesma hora, evite ler ao telemóvel antes de dormir (para evitar a exposição à luz azul), ver filmes ou séries de terror e dormir as horas necessárias para a sua idade. Veja quantas horas deve dormir para a sua idade.


Controlar as emoções


Outra forma de combater o stress é controlar as emoções. Através da psicoterapia, evite as emoções fortes, aprenda a conhecer os estímulos que lhes provocam ansiedade e stress e a reagir a esses picos. Recomendamos que procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa.


Aprenda a gerir melhor o tempo


Se o seu stress está relacionado com o trabalho, tente separar melhor o seu tempo profissional do seu tempo pessoal. É importante conseguir “desligar” do trabalho durante o seu tempo livre, de modo a descansar e evitar essa pressão constante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS