Como regular a minha alimentação? O que devo fazer?



A maioria de nós tem preguiça de cozinhar. Depois de um dia de trabalho, a última coisa que nos apetece é tirar vegetais do frigorífico, tirar três panelas e fazer uma refeição completa. É muito mais fácil abrir uma lata de atum, comer comida pré-preparada, aquecer uma pizza ou encomendar! Mas se quer regular a sua alimentação para ter um estilo de vida mais saudável, precisa de fazer uma reeducação alimentar.

Como fazer uma reeducação alimentar?


A reeducação alimentar implica mudar o seu comportamento alimentar. Em primeiro lugar, precisa de falar com um nutricionista para saber quais são as escolhas mais saudáveis, mesmo que coma fora de casa ou que esteja à procura de refeições rápidas. Também deve aprender a planear as refeições e a preparar pratos que possa fazer rapidamente durante a semana.


Claro que é difícil mudar a sua alimentação “de repente”, por isso vai começar por pequenos passos. Por exemplo, começar a inserir a fruta em snacks ou em refeições para começar a comer 2-3 peças todos os dias. Experimentar novos vegetais para aprender como os integrar nos seus pratos favoritos (por exemplo, fazer bolonhesa com vegetais ou com lentilhas).


Outro dica importante é mastigar bem e mastigar devagar, para facilitar a digestão, ter uma sensação maior de saciedade e absorver melhor todos os nutrientes. Não coma à pressa – tente encontrar um sítio tranquilo e evite comer a olhar para o computador ou para o telemóvel. E claro, não se esqueça de beber 1.5 a 3 litros de água por dia.


Além disso, também é benéfico fazer algumas alterações no seu estilo de vida. Um dos cuidados mais importantes é comer a horas regulares e várias vezes por dia, para prevenir a obesidade, problemas de tensão e até a diabetes. É igualmente importante que faça exercício físico, de preferência orientado por um personal trainer. Se não sabe onde encontrar personal training, clique aqui.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Alcoolismo: causas, sintomas e tratamento

A importância da alimentação saudável

Carrinhos de gelados light e saudáveis para eventos