Ageismo: o que é?


“Ageismo” (do inglês “ageism”) é um conceito que se refere a atitudes discriminatórias ou preconceito em relação a pessoas mais velhas. Por exemplo, uma empresa que não quer contratar pessoas com mais de 50 anos está a ser “ageísta” e preconceituosa. O mesmo acontece quando achamos que alguém “não tem idade” para fazer uma determinada coisa ou usar uma determinada roupa.


Há vários motivos que podem levar a este tipo de preconceitos. No entanto, é inegável que o ageismo é um sintoma da forma como a nossa sociedade lida como o envelhecimento. Apesar de sermos uma sociedade cada vez mais envelhecida, existem muitos estereótipos com base na idade. Quando alguém deixa de trabalhar e sai da “população activa”, o risco de discriminação aumenta.


A melhor forma de combater o ageismo é, portanto, compreender melhor todas as fases da vida. O envelhecimento é um processo natural e o corpo muda, com tudo o que isso acarreta: rugas, perda de audição, perda de mobilidade, etc. No entanto, isso não significa que deixemos de ser capazes de gozar a vida, física e psicologicamente.


Contudo, o preconceito pode fazer com as pessoas mais velhas interiorizem estas ideias (“eu já não tenho idade para isto” ou “não vou a tempo de fazer aquilo”). Evidentemente, isto prejudica a sua auto-estima e, por arrasto, o seu bem-estar. Por isso, é muito importante que as pessoas mais velhas continuem a ter uma vida activa, ainda que não seja ao mesmo ritmo.


Isto significa, por exemplo, que podem continuar a conduzir enquanto tiverem bons reflexos. Podem (e devem) continuar fazer exercício. E podem continuar a aprender coisas novas, que é excelente para a memória! Resta fazer a ressalva que, no que toca ao desporto, pode ser benéfico ter um acompanhamento mais próximo com um personal trainer que saiba adequar a rotina às capacidades da pessoa.


E quanto custa um personal trainer? Desfaça as suas dúvidas, porque há personal trainers para atletas de todas as idades! Encontre aqui serviços de personal training no Porto e personal training em Braga.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA