Terapia de Casal - 6 Dicas
Passam mais tempo a discutir do que conversar? A vossa relação perdeu a “chama” do início? Estão a tentar ultrapassar uma traição? Seja qual for o motivo que vos leva a ponderar a terapia de casal, aqui estão 7 dicas para a aproveitar a terapia de casal ao máximo!
1. Escolham o terapeuta em conjunto
Pelo menos aqui têm de estar de acordo! Se estão à procura de uma consulta de psicologia no porto ou uma consulta de psicologia em lisboa, escolham o terapeuta em conjunto. Se um membro do casal se sente “obrigado” a ir à terapia ou que o psicólogo está “do lado” do cônjuge que o escolheu, não vai funcionar.
2. Honestidade acima de tudo
Têm de estar abertos e dispostos a falar dos vossos problemas com honestidade. Nas consultas de terapia de casal, não devem ter vergonha de falar nos vossos anseios ou até da vossa intimidade. É muito importante que o terapeuta consiga chegar à origem do problema, o que requer honestidade.
3. O terapeuta não é um juiz
Alguns casais olham para o psicólogo de casais ou para o terapeuta como um juiz que vai decidir quem está “certo” e quem está “errado”. Essa é uma postura errada para os casais que querem fazer terapia. Pelo contrário, é importante assumir responsabilidade pelas acções e erros de cada um.
4. Não pense o terapeuta lhe fez um “ataque”
Ao longo da terapia, é muito provável que o terapeuta vos sugira exercícios difíceis. O objectivo desses exercícios é precisamente desafiar-vos a conhecerem-se melhor e a perceber a raiz dos vossos problemas. Por isso, não joguem sempre na defensiva a pensar que o psicólogo está “ao ataque”.
5. Não tenha medo de explorar os seus traumas
Por vezes, há preocupações, medos e traumas que não contamos nem sequer aos nossos parceiros. E são precisamente esses pensamentos que se imiscuem nas nossas relações, como fantasmas, e geram sentimentos de desconfiança, falta de auto-estima, dificuldades de comunicação, etc. O terapia de casal também pode ser psicoterapia.
6. Estejam receptivos a mudanças
Não foram à terapia para ficar tudo na mesma, pois não? Então, se o terapeuta vos sugere alguma coisa nova, experimentem-na. Claro que no início vão mostrar algumas reticências, mas é importante confiar no profissional e na sua experiência. Quando procurar consultas de psicoterapia, não se esqueça de confirmar o currículo e as avaliações do terapeuta.
Comentários