Como aprender a cozinhar? Dicas de principiante



Aprenda a fazer a “mise en place”


A “mise en place” é a prática de organizar todos os ingredientes necessários na receita, já prontos a utilizar. É assim que os restaurantes conseguem confeccionar a sua comida tão rápido! Mas, mesmo que esteja em casa, é uma boa prática ter todos os ingredientes “à mão”. Por isso, se vai cozinhar uma massa com legumes, não comece antes de ter tudo picado. Se vai cozinhar um bolo, pese a farinha, o açúcar e tire os ovos do frigorífico. Vai ver que é muito mais fácil cozinhar assim!


Não tenha medo de utilizar ingredientes pré-cozinhados

Se ainda agora começou, não tente fazer a sua própria massa folhada! Enquanto está a dominar as receitas mais fáceis, não se sinta mal por usar alguns ingredientes (massa de pizza, massa folhada, massa para empadas, polpa de tomate, etc) já pré-cozinhados. Tenha apenas em atenção que deve evitar os corantes e os conservantes! Sempre que possível, procure ingredientes “bio” para as suas receitas caseiras.


Tenha um conjunto de ingredientes base

Se está a começar a cozinhar, a minha sugestão é começar por utilizar uma série de ingredientes base. À medida que vai ficando confortável com estes alimentos, pode ir adicionando sabores novos e ir fazendo experiências. Recomendo que estes ingredientes locais sejam produtos locais, que consegue arranjar com facilidade ao longo de todo do ano. Por exemplo, alho, cebola, cenoura, tomate, pimento, abóbora, cogumelos, courgette.


Procure receitas em vídeo


Se nunca, nunca cozinhou, é preferível que faça um workshop ao vivo ou que veja vídeos. Nem sempre é fácil explicar processos culinários por escrito! Ao ver como se faz a receita, não só é mais fácil de apanhar o passo-a-passo, como pode comparar a cor e a textura do seu prato com a do vídeo. Porque não cozinhar enquanto vê o vídeo da receita no YouTube? É uma boa forma de aprender.


Tenha uma série “go-tos”

Todos nós aprendemos com os erros, mas também são precisas algumas vitórias para não desmoralizar. Por isso, tenha uma série de pratos que lhe saem sempre bem: uma entrada, dois ou três pratos principais e pelo menos uma sobremesa. Assim, quando receber os seus amigos faz um brilharete! Ou, se ainda não se sente confortável… peça uma empresa de organização de eventos no porto ou uma

empresa de organização de eventos em lisboa com a Fixando. Ninguém precisa de saber 🤫



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS