Como elevar a autoestima?




Em primeiro lugar, precisamos de perceber o que é isso da "autoestima". A autoestima é uma percepção de nós mesmos. Quando essa percepção é demasiado positiva, pode provocar comportamentos egoístas e narcisistas. Pelo contrário, quando é má, gera sentimentos de inferioridade. As pessoas com baixa autoestima têm pouca confiança em si próprias, o que tem consequências no seu bem-estar e na sua qualidade de vida. Então, como elevar a autoestima?


1. Aceite-se como é


O primeiro passo para elevar a sua autoestima é aceitar-se como é e ter respeito por si próprio. Para isso, precisa de explorar as suas inseguranças e que fazem com que se sinta inferior. A psicoterapia é uma boa forma de ultrapassar os “bloqueios” que tem na sua cabeça, por isso procure consultas de psicologia no Porto e consultas de psicologia em Lisboa.


2. Confiança nas suas capacidades


Outro problema que pode levar à sua falta de autoestima é o “síndrome de impostor”, isto é, sentir que não “merece” a pessoa com quem está ou duvidar do seu trabalho, por exemplo. Ganhar confiança nas suas capacidades e desempenho (por exemplo, ao definir objectivos claros e conseguir alcançá-los), mostra-lhe que não é realmente um “impostor”.


3. Lide com sentimentos de culpa


Outra coisa que pode levar à sua baixa autoestima é ter sentimentos de culpa (por exemplo, sentir-se culpado por estar doente e precisar de ajuda). Na terapia pode explorar as causas dos seus sentimentos de “culpa” e, aos poucos, vai sentir-se cada vez mais livre.


4. Deixe de se comparar com os outros


Todos nós somos diferentes, por isso não se compare com outras pessoas. Todos temos famílias diferentes, experiências diferentes e corpos diferentes. Por isso, em vez de se focar nos outros, procure encontrar o que o torna feliz e realizado a si. O que funciona para os outros não funciona necessariamente para si!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR