Como usar a inteligência emocional?




A inteligência emocional pode ser uma arma poderosa em várias situações. Veja aqui como usar a inteligência emocional a seu favor:


1. Melhorar o seu desempenho no trabalho


Se tiver uma inteligência emocional muito desenvolvida, é mais fácil lidar com os pequenos atritos e frustrações do dia a dia. Numa situação de trabalho, há sempre muitos egos em jogo e um verdadeiro líder de equipa tem sempre uma inteligência emocional apurada. Normalmente, a inteligência emocional implica conhecer-se muito bem a si própria, nem que precise de fazer psicoterapia ou consultas de psicologia.


2. Lidar com momentos de crise


Também pode utilizar a inteligência emocional para lidar com momentos de crise. Saber ler bem a situação e todos os intervenientes pode ajudar a ultrapassar problemas e obstáculos. Se está a passar por um momento mais complicado e sente dificuldade em lidar com a pressão, procure consultas de psicologia em Setúbal, consultas de psicologia em Lisboa ou na sua zona.


3. Desenvolver mais empatia


A inteligência emocional dá-lhe mais empatia com as outras pessoas. Por isso, se trabalha numa loja, pode usar essa empatia para ase dar melhor com os clientes. Se trabalha em Marketing, ajuda a entender melhor o perfil do cliente. A empatia é sempre um grande “plus”, seja qual for o seu trabalho!


4. Melhorar o seu bem-estar geral


A ansiedade e a depressão têm repercussões na nossa saúde física, nomeadamente problemas gastro-intestinais, tonturas, formigueiros... Como as pessoas com uma boa inteligência emocional têm menos probabilidade de sofrer de problemas de saúde mental, também se sentem melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como combater a depressão na adolescência?

Como ocupar saudavelmente as crianças?

Quais são os documentos necessários para ser um trabalhador-estudante?