Caminhadas ou corridas? Qual é a mais eficaz?



Tanto caminhar como correr são exercícios aeróbicos. Este tipo de exercícios aumentam a quantidade de oxigénio que o corpo consome, por isso facilitam a eliminação das toxinas armazenadas nos músculos. Fazer exercícios aeróbicos aumenta a nossa capacidade pulmonar e, ao longo do tempo, também a nossa resistência. Mas qual dos dois é mais eficaz: caminhadas ou corridas?


É sempre muito difícil dizer o que é “mais eficaz”, porque isso varia consoante os seus objetivos. Por isso é que é tão importante contar com um personal trainer, que prepara um plano de treino especificamente para si, para os seus objetivos e estilo de vida. No entanto, há algumas diferenças entre as caminhadas e as corridas que podem ajudar a perceber qual é o melhor para si.


Evidentemente, as corridas são um exercício com mais intensidade. Portanto, pode ser mais indicado para perder peso ou manter o peso. Além disso, ajuda a regular as hormonas e a diminuir o apetite. O exercício físico moderado ou mais intenso propicia um sono mais descansado e faz aumentar as endorfinas, o que melhora o estado de humor.


Por outro lado, as caminhadas são exercício mais leve, perfeito até para quem não está habituado a praticar desporto. Aliás, é um exercício que pode incorporar muito facilmente no seu dia a dia: caminhar até ao trabalho, caminhar até ao supermercado, dar uma volta ao fim de semana, etc. No fundo, fazer exercício sem sentir que está a fazer exercício.


Tal como as corridas, as caminhadas também têm outros benefícios. Ao contrário das corridas, é muito difícil lesionar-se. Por isso, é um exercício indicado para todos os grupos etários. Além disso, contribui para uma boa saúde cardiovascular, estimular o sistema imunitário e até fortificar os ossos. Mas, se se inclui num grupo mais vulnerável, mais uma razão para procurar um personal training!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA