Caminhadas ou corridas? Qual é a mais eficaz?



Tanto caminhar como correr são exercícios aeróbicos. Este tipo de exercícios aumentam a quantidade de oxigénio que o corpo consome, por isso facilitam a eliminação das toxinas armazenadas nos músculos. Fazer exercícios aeróbicos aumenta a nossa capacidade pulmonar e, ao longo do tempo, também a nossa resistência. Mas qual dos dois é mais eficaz: caminhadas ou corridas?


É sempre muito difícil dizer o que é “mais eficaz”, porque isso varia consoante os seus objetivos. Por isso é que é tão importante contar com um personal trainer, que prepara um plano de treino especificamente para si, para os seus objetivos e estilo de vida. No entanto, há algumas diferenças entre as caminhadas e as corridas que podem ajudar a perceber qual é o melhor para si.


Evidentemente, as corridas são um exercício com mais intensidade. Portanto, pode ser mais indicado para perder peso ou manter o peso. Além disso, ajuda a regular as hormonas e a diminuir o apetite. O exercício físico moderado ou mais intenso propicia um sono mais descansado e faz aumentar as endorfinas, o que melhora o estado de humor.


Por outro lado, as caminhadas são exercício mais leve, perfeito até para quem não está habituado a praticar desporto. Aliás, é um exercício que pode incorporar muito facilmente no seu dia a dia: caminhar até ao trabalho, caminhar até ao supermercado, dar uma volta ao fim de semana, etc. No fundo, fazer exercício sem sentir que está a fazer exercício.


Tal como as corridas, as caminhadas também têm outros benefícios. Ao contrário das corridas, é muito difícil lesionar-se. Por isso, é um exercício indicado para todos os grupos etários. Além disso, contribui para uma boa saúde cardiovascular, estimular o sistema imunitário e até fortificar os ossos. Mas, se se inclui num grupo mais vulnerável, mais uma razão para procurar um personal training!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS