Qual é a melhor altura para fazer exercício físico?



Há um grande debate acerca da melhor hora do dia para fazer exercício físico. Algumas pessoas têm a certeza que é de manhã, enquanto outros garantem que notam melhores resultados à tarde ou à noite. Então, qual é a melhor altura para fazer exercício físico: manhã ou fim do dia?

Fazer exercício físico de manhã

Quem defende que a manhã é a melhor hora para fazer exercício, geralmente justifica-se com o facto do nosso metabolismo ser mais rápido de manhã. Além disso, em jejum, o corpo vê-se forçado a usar as reservas de proteína e de lípidos.


No entanto, não há só vantagens. Obrigar o corpo a fazer demasiado esforço em jejum provoca corpos cetónicos, o que faz com que se sinta enjoado. Acresce ainda que o corpo está mais frio, por isso é mais provável lesionar-se. Portanto, se quer fazer exercício de manhã, faça sempre aquecimento e não fazer exercício em jejum.

Fazer exercício físico à noite

Tal como há acérrimos defensores de fazer exercício, há quem jure que só alcança bons resultados à noite. A vantagem de treino ao fim do dia é que os músculos já estão plenamente aquecidos para um treino de resistência. Além disso, é uma excelente forma de “descarregar” o stress e de combater a depressão e ansiedade.

Contudo, também tem desvantagens. A principal é que fazer exercício à noite pode aumentar a temperatura corporal e a actividade hormonal, pelo que pode notar dificuldade em adormecer ou um sono menos revigorante. Faça exercício pelo menos três horas antes de ir dormir: depois do trabalho, não depois do jantar.

Se precisa de ajuda para perder peso ou recuperar a forma, procure um nutricionista e um personal trainer em Lisboa para o ajudar. Pode também procurar noutras zonas do país, incluindo nutricionistas no Porto, através da Fixando.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS