O exercício físico combate a depressão?
Sim, não é mito! O exercício físico ajuda a combater a depressão.
Atenção! A depressão é uma doença psiquiátrica e, como em qualquer outra doença, deve procurar sempre a ajuda de um médico. A nossa saúde mental é tão importante como a nossa saúde física e não deve ter vergonha de procurar ajuda.No entanto – como muitas outras doenças – a depressão não se cura apenas com compridos. É bom ter uma abordagem holística e tentar melhorar o seu bem-estar geral, o que implica uma dieta equilibrada e praticar exercício físico.
Como é que o exercício físico ajuda no combate da depressão?
Há vários estudos que sugerem que o exercício físico, incluindo caminhar e andar de bicicleta, melhora a qualidade de vida. Praticar exercício físico aumenta a endorfina (a “hormona do prazer”, que também existe no chocolate ou na pimenta e que produzimos quando estamos excitados). Por sua vez, as endorfinas melhoram a memória, o bom humor, melhoram a concentração e aliviam as dores, entre outros benefícios.Além deste “shot” de boa disposição, o exercício físico promove a regeneração dos neurónios. Isto é importante para superar definitivamente o mau estar físico e mental e superar a doença de uma vez por todas. Também é recomendável ter cuidados com a sua alimentação (evite alimentos com muito açúcar e gorduras), ter a ansiedade sob controle, manter a mente activa e fazer amor, devido à quantidade de endorfinas que liberta.
Quanto a uma dieta mais equilibrada, procure um nutricionista no Porto ou em Lisboa. Para ansiedade, deve complementar o tratamento psiquiátrico com psicoterapia ou terapia comportamental. Quanto ao resto… deixamos ao seu critério!
Comentários