Os dois fatores importantes para uma boa condição física
Há vários factores importantes para uma boa condição física. No entanto, há dois particularmente decisivos: a nutrição e a actividade física.
A energia que tem disponível para o dia-a-dia vem das calorias e dos alimentos que ingere. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia e os lípidos influenciam muito a sua absorção. Além disso, tendem a acumular-se em determinadas zonas do corpo.
Em vez de tentar adivinhar como é que a sua alimentação afecta o seu corpo ou como o que deve comer para evitar a acumulação de gorduras, consulte um especialista. Procure um nutricionista no Porto ou um nutricionista em Lisboa e comece a fazer um plano apropriado para o seu biótipo, para o seu estilo de vida e o tipo de exercício físico que costuma fazer.
O outro factor é a actividade física ou as “capacidades motoras condicionantes”. Precisa de fazer exercício regularmente, de modo a aumentar 5 características: a resistência cardiorrespiratória, a resistência física, a força, a flexibilidade e agilidade. Todas estas características são condicionadas pela nossa genética e por factores individuais.
A isto juntam-se as “capacidades motoras coordenativas”, onde se incluem a capacidade de diferenciação, de equilíbrio, de orientação, de ritmo, de reacção, de alteração, de adaptação, de regulação e de aprendizagem motora. Estas capacidades influenciam a sua habilidade para aprender novos exercícios e o seu desempenho em determinados desportos.
Com o acompanhamento certo – procure um personal trainer no Porto e um nutricionista – consegue alinhar os dois factores e conquistar a melhor condição física possível. Lembre-se apenas que, em ambos os casos, precisa de ser constante nos seus esforços e não fazer demasiados “dias de batota”.
Comentários