Quando falamos na nutrição para diabéticos, há um elemento chave a considerar: os hidratos de carbono. Este macronutriente é absorvido pelo corpo como glicose, ou como é normalmente chamado de “açúcar”. Como os diabéticos têm uma insuficiência na produção de insulina – a proteína que ajuda a processar o açúcar no sangue –, é preciso controlar a quantidade de açúcar ingerida.


O que nos leva para a fruta. Todos sabemos que a fruta é importante na alimentação de qualquer pessoa. Tem fibra e imensas vitaminas. No entanto, também tem uma percentagem significativa de hidratos de carbono de absorção rápida, nomeadamente a frutose.


Como então conciliar estes dois factos? Há 3 coisas recomendáveis:


  • Incluir na dieta dos diabéticos as frutas mais seguras;
  • Saber exactamente quantos hidratos de carbono cada peça de fruta tem;
  • Combinar a fruta com outro alimento de absorção mais lenta, como frutos secos, para que a glicose não “suba a pique” e crie um desequilíbrio perigoso no metabolismo.


No que toca ao primeiro ponto, passo a referenciar a Associação Protectora dos Diabéticos Portugueses. Esta coloca como primeira opção para diabéticos uma maçã pequena (com cerca de 110g de peso). Depois acrescenta outras frutas com um valor glicémico equivalente ao da maçã:


1 maçã pequena (110g) tem 12g de hidratos de carbono, que equivale a 1 pêra média (165g), 1 laranja média (195g), 1 pêssego médio (195g), 2 tangerinas (190g) ou 8 morangos (235g).

Fonte: https://apdp.pt


A estas frutas, podemos acrescentar 200 gramas de melancia, o melão, a anona, que são frutas com muita água, e o abacate, uma fruta de absorção lenta. No verso da moeda, temos os frutos secos, como os amendoins, nozes, avelãs ou cajús, que têm um valor pouco significativo de carboidratos, lípidos benéficos e proteína e, por isso, são altamente recomendados na dieta diabética.

No que toca as frutas a evitar, temos aquelas com uma percentagem elevada de açucar: como as uvas, os figos, tâmaras e cerejas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS