Massagens: diferença entre um osteopata e um fisioterapeuta




Os seus músculos doem. O que fazer? De certeza que já ouviu falar em massagens terapêuticas, mas há dezenas de opções. Deve ir a um osteopata, um fisioterapeuta ou um quiroprata? Hoje vamos explicar a diferença entre um osteopata e um fisioterapeuta, que são as duas especialidades e terapias alternativas mais comuns em Portugal.


Vamos começar pelas semelhanças entre a osteopatia e a fisioterapia. Ambas são indicadas para dores nos músculos e nos ossos e ambas utilizam técnicas manuais (a massagem profunda é o melhor exemplo). Tantos os osteopatas como os fisioterapeutas têm formação em anatomia, fisiologia e patologia.


Onde é que está a diferença, então? Na forma como encaram a queixa e a dor. A fisioterapia foca-se na reabilitação da área afectada, daí ser recomendada para recuperar depois de uma lesão, acidente ou até em pós-operatórios. Muitas vezes, as sessões de fisioterapia envolvem tecnologia auxiliar, como eletroestimulação ou radiofrequência.


A osteopatia é mais holística porque olha para o corpo como todo. Uma vez que todas as partes do corpo estão interligadas, é normal tratar várias áreas do corpo, mesmo que não estejam afectadas pela sua principal queixa. Mesmo que só lhe doa a mão, vai trabalhar todo o braço. Por isso, é especialmente indicada para dores crónicas.

 
No entanto, nenhuma é melhor do que a outra! Aliás, nem precisa de escolher entre a fisioterapia e osteopatia. Consoante as suas queixas, as duas especialidades podem ser complementares durante o processo de reabilitação. Se tem dores musculares, experimente fazer uma massagem terapêutica para se sentir melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS