O que é a pirâmide alimentar e para que serve?

 




Quase todos nós já ouvimos falar na roda alimentar e outros guias utilizados pelos nutricionistas, mas não na pirâmide alimentar. A Pirâmide Alimentar Mediterrânica é semelhante à roda alimentar que conhecemos, mas organiza a informação de outra forma. Na base, a fatia maior, temos os alimentos que devemos comer mais. E no topo, mais pequeno, os alimentos que devemos comer em menor quantidade.


Na base da pirâmide alimentar encontramos a água. Provavelmente já sabe que 70% do nosso corpo é água, por isso cada adulto deve beber entre 1.5 a 2 litros por dia. Este valor refere-se a água ou infusões sem açúcar.




No grupo 1 encontramos os hidratos de carbono, incluindo o arroz, o pão, a massa, a batata, a batata doce e a mandioca. Deve preferir hidratos de carbono de absorção lenta, como o pão ou o arroz integrais.


Imediatamente acima estão a fruta fresca e os hortícolas. Ambos são boas fontes de fibra, vitaminas e sais minerais. Recomendam-se pelo menos duas porções por dia, de preferência após cada refeição principal.


O nível seguinte é dividido por vários alimentos. Encontramos as leguminosas, os frutos oleaginosos (frutos secos), o leite e derivados, o peixe e carne. Algumas pirâmides distinguem entre diferentes tipos de carne e põem a carne vermelha num nível superior.


Outras colocam outras fontes saudáveis de gordura, como o abacate e o azeite mediterrânica, junto às oleaginosas – no centro da pirâmide. Há outras adaptações, pirâmides vegetarianas ou vegan, que excluem a carne, o peixe e os lacticínios.


Finalmente, no topo encontramos os alimentos que devemos comer com moderação, poucas vezes por mês. Isto inclui os doces, outras fontes de gordura, os queijos mais gordurosos, refrigerantes, cereais refinados (incluindo cereais de pequeno almoço), etc.


Se quer perder peso ou adoptar um estilo de vida mais saudável, procure um nutricionista. Este profissional é a melhor pessoa para lhe explicar quais são os alimentos que deve comer todos os dias, algumas vezes por semana ou algumas vezes por mês, consoante o seu estilo de vida e os ingredientes da época.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS