Qual é a melhor altura do dia para fazer exercício?



Eis a pergunta que todos já fizemos em determinado momento. Quando estamos expectantes para ver o resultado do nosso esforço, todos os detalhes contam. O que comer antes do treino, o que comer depois do treino e, claro… quando treinar. Há vários personal trainers que acreditam que é preferível fazer exercício de manhã, enquanto outros relatam excelentes resultados à tarde. O único consenso é: à noite, não.

É bom treinar de manhã?

A maioria dos adeptos do personal training parece acreditar que sim. Treinar logo de manhã activa a circulação, liberta serotonina e produz bem-estar ao longo do dia. Em suma: funciona como um despertador. Não é por acaso que muitos amantes da musculação preferem treinar de manhã bem cedo, antes de começar o dia de trabalho.

Ainda assim, treinar de manhã exige alguns cuidados. Lembre-se que o seu corpo acaba de passar por um longo período de descanso em que esteve imóvel. Antes de começar, é importante que cumpra a rotina de aquecimento recomendada pelo personal trainer: caso contrário, irá lesionar-se com facilidade.

Para quem treina no Inverno e no exterior, é essencial escolher exercícios lentos e simples. Isto porque, mesmo com o aquecimento, o corpo tem que ajustar-se à diferença de temperatura e manter a homeostasia é mais difícil em grandes amplitudes térmicas. Mas não se assuste! Treinar de manhã com a ajuda de um personal trainer ao domicílio, antes mesmo dos ginásios abrirem, é cada vez mais comum.

Devo treinar ou fazer exercício à tarde?

Cada pessoa tem o seu próprio ciclo e o seu ‘timing’: não vale a pena contrariá-lo. Se não é uma pessoa matutina, treinar de manhã não lhe vai trazer bem-estar. Aliás, treinar à tarde pode até ajudar a que comece a regular melhor os ciclos do seu organismo e estimula o seu metabolismo.

Depois, treinar à tarde tem outra grande vantagem: é a altura do dia em que temos mais energia, daí estimular o metabolismo. Isto está associado a uma menor incidência de doenças metabólicas, como a diabetes ou as doenças de tiróide. Ou seja, em termos prácticos: uma aula de spinning com o seu personal trainer ou uma sessão de dança ao sair do trabalho ajudam a queimar muitas calorias.

E já que falamos em trabalho, é importante relembrar que um personal training regular e bem planeado é muito eficaz na libertação do stress. Se é costume sentir-se tenso no final do dia, liberte as suas frustrações durante o treino. De certeza que o ajudará a chegar à noite relaxado e com vontade de cuidar de si.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saiba se precisa de um personal trainer

4 exercícios HIIT que o personal trainer recomenda fazer em casa

Como se organizar para manter uma alimentação saudável