Quanto tempo devo dormir para me sentir bem? Conheça o seu corpo!

Isabella and Zsa Fischer


Dormir tem imensos benefícios. Reduz o stress, melhora o nosso humor e a nossa energia, ajuda a controlar o apetite, estimula o raciocínio e a memória e até ajuda a rejuvenescer a pele. Sim, o “sono de beleza” não é um mito!


Por isso é que nos sentimos mal quando dormimos mal ou não dormimos horas suficientes: podemos ficar de mau-humor, notar alterações na temperatura corporal, ter mais dificuldade em manter a concentração e ter a pele “cansada” e com olheiras. Contudo, as horas que precisamos de dormir variam de idade para idade e até de pessoa para pessoa.


Entre os 18 e os 64 anos, devemos dormir entre 7 a 9 horas. A partir dos 64 anos, só devemos dormir entre 7 a 8 horas. Portanto, apesar de haver alguma variação, a ciência é peremptória: devemos dormir pelo menos 7 horas, ou o corpo vai ressentir-se.

Se não conseguir dormir bem, tente seguir algumas dicas de higiene do sono:

  • desligar os aparelhos electrónicos e com luz azul (que afecta a glândula pineal) às 21 horas – nunca fique a ler no telemóvel na cama!
  • tomar banho à noite, para relaxar os músculos, ou praticar exercícios de relaxamento e meditação, como yoga;
  • evitar alimentos com cafeína ou que nos “despertam”, como o café, o chá verde, o chocolate, pimenta ou gengibre;
  • ouvir sons calmantes, como o som da chuva, para adormecer ao som de algo tranquilo;
  • deite-se sempre à mesma hora.

Por último, lembre-se que nem todos temos os mesmos horários de sono. Há pessoas que dormem melhor de manhã, por exemplo. Se notar que o seu problema é esse – tem um sono tranquilo e reparador, mas apenas a determinadas horas do dia – tente ajustar as suas rotinas e o seu horário de trabalho ao seu ritmo circadiano.


A meditação é altamente recomendada para estar em sintonia consigo mesmo. Procure sessões de meditação no Porto e fique a conhecer-se melhor.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS