Quantos passos ou quantos kms devo fazer diariamente?



Caminhar é um excelente exercício para se manter em forma e ganhar massa muscular. Durante o confinamento, passear ao ar livre foi uma das actividades favoritas dos portugueses para combater o sedentarismo. E agora, especialmente com o bom tempo, não vale a pena abandonar um hábito tão saudável.


Caminhar também é uma boa opção para quem só agora está a desconfinar. Se deixou de fazer pequenos movimentos como apanhar o autocarro ou ir até ao supermercado, precisa de recuperar a sua resistência. Pode aumentar a distância da caminhada ao longo do tempo ou contratar um personal trainer em Lisboa.


A única questão é: quantos quilómetros deve percorrer diariamente? Se o seu telemóvel conta os passos que dá, quantos passos deve dar por dia? Qual é um objectivo saudável?


Deve dar entre 6.000 e 10.000 passos diários ao longo do dia. Os 10.000 é o limite de passos que deve dar por dia, desde que se levanta até à noite – não nos estamos a referir a 10.000 passos seguidos, durante uma caminhada.


No entanto, medir uma caminhada em passos é bastante subjectivo, já que nem todas as pessoas dão passos do mesmo tamanho. Se transformarmos os passos em quilómetros, devemos andar cerca de 8.5 quilómetros por dia.


Este objectivo está bem por cima da meta proposta pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com a OMS, meia hora por dia (150 minutos semanais de exercício moderado) é o suficiente evitar a obesidade, o excesso de peso e o desenvolvimento de doenças associadas ao sedentarismo.


É importante realçar que esse exercício só evita doenças como a obesidade e a diabetes tipo II quando está associado a uma dieta saudável. Se não sabe como fazer uma dieta adequada ao seu peso, idade, e estilo de vida, procure um nutricionista no Porto ou um nutricionista em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Vantagens da Consulta de Psicologia Online: Cuidar da Saúde Mental à Distância

Exercícios Físicos para Diferentes Objetivos: Guia Completo

Entregas Semanais de Refeições Saudáveis: Impacto na Qualidade de Vida dos Consumidores