O que devo fazer para meditar?



Se nunca fez meditação, talvez tenha uma imagem mental de alguém sentado de pernas cruzadas, de olhos fechados, a fazer ‘hmmmm’. Mas essa imagem é só um estereótipo! Meditar é um exercício mental, cujo objectivo é atingir um estado de tranquilidade e paz interior.


A meditação está associada a uma série de disciplinas orientais, como o yoga. Aliás, as aulas de yoga são uma excelente forma de aprender a meditar antes de se lançar nas sessões de meditação sozinho. Uma das coisas mais úteis que vai treinar nas aulas de yoga são as posturas mais confortáveis para meditar.


O estereótipo tem um fundo de verdade. Nas práticas orientais, a postura habitual para meditar é a postura de lótus, em que permanece sentado, com as pernas cruzadas e os pés em cima das coxas. No entanto, pode meditar noutras posições (sentado, etc), desde que se sinta confortável e tenha os músculos relaxados.


Outra questão que vai treinar nas aulas de yoga é a respiração. Para meditar, recomenda-se uma inspiração profunda (conte até 4), com uma expiração lenta. Os exercícios de respiração são relaxantes por si só, o que prepara o corpo para entrar nesse estado de paz interior.


Outra dica importante é não se apressar. É natural que a meditação demore algum tempo, por isso reserve alguns minutos para dedicar a si mesmo. No início é natural que demore meia hora ou mais até conseguir ter a mente e o corpo em sintonia.


Além de ter tempo, também precisa de encontrar um local calmo. Procure um sítio tranquilo, confortável, sem barulho, e onde possa “desconectar” do mundo. Para algumas pessoas, repetir um mantra, como um som, uma palavra ou uma frase, é o último passo para manter o foco e entrar noutro estado mental.


Agora que as regras de confinamento voltaram a relaxar, procure aulas de yoga e sessões de meditação em Lisboa para começar a meditar e reduzir o stress.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS