Dores de costas: manter uma boa postura é a solução?



Há todos tivemos dores de costas. São das dores mais comuns que podemos ter, e também das mais penosas. Mas sabia que as dores nas costas se devem muitas vezes a uma má postura? As horas que passamos sentamos na cadeira do trabalho com as costas dobradas, às vezes a fazer esforço para olhar para o ecrã do computador, podem estar na origem do problema. Fique saber como manter ma boa postura para evitar as temidas dores de costas!




Qual é postura correcta para conduzir?


Se costuma conduzir curvado para a frente, agarrado ao volante, essa pode ser a razão para ter dores de costas. A postura correcta é sentar-se e apoiar as costas no assento. Ajuste a cadeira do carro para ter um ângulo próximo dos 90ºC. Os joelhos devem estar à mesma altura da anca - e como precisa de chegar ao acelerador e ao travão, o assento deve estar à frente. Conduzir dobrado, com as costas arqueadas, é meio caminho andado para ter dores de costas.




Postura correcta ao computador


Seja no trabalho ou em casa, todos nós passamos demasiadas horas ao computador. Por isso, conhecer a postura correcta para se sentar ao computador é essencial para evitar as dores de costas. Os fisioterapeutas recomendam ficar sentado com um ângulo de 90ºC, com os pés sempre apoiados no chão. Mantenha o ecrã de frente para a sua linha de visão, pois estar demasiado baixo ou demasiado alto pode provocar dores de pescoço. O pulso deve estar mais ou menos à altura da mesa para utilizar o rato. Compre uma mesa e/ou uma cadeira ajustáveis para estar confortável. Faça pequenos intervalos para se mover e não ficar na mesma posição demasiado tempo.




A melhor posição para dormir


Achava que podia ficar deitado de qualquer maneira? Esqueça isso. Deve dormir de lado ou deitado sobre as costas, porque são as posições que respeitam a nossa curvatura fisiológica. Por outro lado, dormir virado para baixo ou na posição fetal pode resultar em desconforto ao longo do tempo. Isto porque a coluna não fica alinha, o que causa contraturas e dores musculares. Outro cuidado que deve ter é a altura da almofada. Gosta de almofadas altas e fofas, ou de usar mais do que uma? Esqueça. Se a almofada for muito alta está a curvar a coluna, o que também pode causar dores de costas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Food for thought: coaching de bem-estar

7 cuidados que deve ter com a pele e o rosto