Praticar desporto forma a personalidade?



Praticar desporto é mais do que ter um corpo musculado e tentar emagrecer. Na verdade, praticar desporto pode ter um impacto profundo na formação da nossa personalidade. É por isso que há cada vez mais pais a inscrever os seus filhos em diversos desportos - e não estão enganados. Eis 5 coisas que mudam quando pratica desporto: 




Competição


Nem sempre o espírito de competição é visto como uma coisa boa - aliás, são muitos os que defendem que é mau inspirar este sentido de competição nas crianças. Mas a verdade é que esse espírito que está por detrás de querer dar o melhor que conseguimos em tudo. Além disso, é preciso algum espírito de competição para entrar na universidade e vencer no mundo do trabalho.




Disciplina


Qualquer desportista dirá o mesmo: o talento ajuda, mas é sempre preciso treino. Que é como quem diz, disciplina. Os maiores jogadores de futebol são um bom exemplo: não só tem de treinar bastante, como seguem uma vida muito regrada em termos de alimentação. Claro que este é um exemplo exagerado para a pessoa comum, mas é inegável que a prática regular de um desporto contribui para desenvolver um grande espírito de disciplina.




Espírito de Equipa 


Tão importante como o espírito de competição é o espírito de equipa. Aliás, este equilíbrio é essencial para que a competição não se torne a coisa mais importante das nossas vidas. Muitas vezes o desporto ajuda-nos a pensar em grupo e a lutar por objectivo comum. Mesmo quem desportos de equipa valoriza a boa-camaradagem com os treinadores, árbitros, e por aí fora: ninguém consegue fazer nada sozinho.




Auto-estima 


Há vários estudos que indicam que praticar desporto aumenta a nossa auto-estima, pois sentimos que somos bons em algo. Por outro lado, também contribui para nos sentirmos parte de um “grupo”, em vez de estarmos completamente isolados do mundo. Isto é, praticar uma determinada modalidade une-nos com outras pessoas que praticam a mesma modalidade, o que acaba por reafirmar a nossa auto-estima. 




Um escape anti-stress


Quem pratica desporto regularmente sofre menos com o stress e com ansiedade (ok, não estamos a falar de desportistas de alta competição!). A actividade física aumenta a produção de endorfinas e serotonina, que melhoram o nosso humor. Por outro lado serve como uma “escape”: o treino é um momento em que não temos de nos preocupar com o trabalho e com as contas para pagar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Vantagens da Consulta de Psicologia Online: Cuidar da Saúde Mental à Distância

Exercícios Físicos para Diferentes Objetivos: Guia Completo

Entregas Semanais de Refeições Saudáveis: Impacto na Qualidade de Vida dos Consumidores