Como tratar a pele oleosa?

Ter pele oleosa é uma consequência directa dos nossos hábitos. Quase sempre a pele oleosa está relacionada com uma dieta excessiva em gorduras e falta de água. Mas, claro, há outros factores que também influenciam: o stress, o uso de cremes inapropriados e obstrução de poros devido a factores ambientais. 


O que é a pele oleosa?


Mas afinal o que é a pele oleosa, o que deixa a pele tão “gordurosa”? Na verdade, a oleosidade resulta a produção de sebo em excesso. Normalmente a acumulação de sebo concentra-se na zona “T” - testa, o nariz e o queixo - mas pode ser na cara ou no corpo todo. 


As pessoas com pele oleosa também costumam ter mais acne, já que o sebo bloqueia os poros. Por isso, é importante que os cremes para a pele oleosa também ajudem a prevenir o acne. Da mesma forma, também é importante que mantenha a pele hidratada. Tente beber pelo menos 1.5 litro de água ou chá (sem açúcar) por dia. 


Como escolher um tratamento para pele oleosa?


Há sempre dois passos no tratamento de uma pele oleosa: limpar e cuidar. Para o primeiro precisa de um tónico de limpeza, para limpar a pele antes de dormir. Para o segundo, tem de procurar um creme adequado para a sua pele. Se o seu orçamento permitir, os cremes da farmácia são preferíveis aos de supermercado. Pode aconselhar-se com o seu farmacêutico ou ler reviews de cremes para pele oleosa online. 


Uma boa maneira de descobrir qual é o creme ideal para si é experimentar diferentes cremes de diferentes marcas durante algum tempo, e para isso poderá pedir amostras na farmácia. Por outro lado, também pode consultar um dermatologista para ouvir as suas recomendações. O dermatologista pode aconselhar tanto sobre que creme e tónicos aplicar, como sobre que outros cuidados ter ao longo dia. 


Mesmo que a pele oleosa pareça não ter solução, há um tratamento que vá funcionar para si. Entretanto, lembre-se de beber água, comer de forma saudável e não mexer na cara e nas borbulhas a toda a hora!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR