Stress e peso, qual a relação?



Há quem diga que o stress faz emagrecer… há quem diga que faz engordar. Afinal, em que ficamos? Qual é a relação entre o stress e o peso?


É verdade que os nossos níveis de stress e ansiedade influenciam o peso. No entanto, perder ou ganhar peso com o stress varia muito de pessoa para a pessoa. Muitas pessoas com depressão ou ansiedade perdem o apetite, o que faz com que emagreçam.


No entanto, há pessoas que comem demasiado ou que começam a desleixar uma dieta saudável, o que faz com que ganhem peso. Uma explicação é que as pessoas com stress têm níveis de cortisol mais alto – é parte da nossa resposta de “fight ou flight”. Isto faz que o corpo peça mais energia, e portanto as pessoas com stress, mesmo com pouco apetite, podem ter “desejos” de açúcar. O cortisol alto também pode fazer com que seja mais difícil perder peso.
 

Como evitar ganhar peso devido ao stress


Muitas pessoas comem demasiado em situações de stress. Para piorar, nem sempre fazem planos de alimentação e escolhem as comidas mais rápidas – fast food – em vez de opções saudáveis. Sempre que o seu corpo lhe “pedir” açúcar, lembre-se que se deve ao stress e tente controlar a quantidade de comida. Além disso, também ajuda comer alimentos de absorção lenta e ter alguns snacks saudáveis preparados. Procure um nutricionista em Lisboa para aprender quais são os melhores alimentos para si.


Continuar a fazer exercício. Nem sempre nos apetece fazer exercício quando estamos mais em baixo, mas o exercício físico pode ser uma excelente forma de “expurgar” a energia que temos em excesso, espairecer e até combater o stress. Procure um personal training em Lisboa para se manter em forma e reduzir os seus níveis de stress.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR