Como fazer pão em casa?



Quando começou o confinamento, houve muitas pessoas que desataram a procurar receitas sobre como fazer pão e a cozer pão em casa. Parecia a única maneira de ter pão fresco sem ter de sair à rua todos os dias, e não há Português que se preze que viva sem pão.


Apesar de parecer “uma trabalheira” pelos standards de hoje, a verdade é que muitas das nossas mães, avós e bisavós tinham o hábito de fazer o pão em casa ou, nas zonas mais rurais, de o cozer no forno da aldeia. Durante anos, era normal moer a farinha e fazer o pão em casa.

Então, como é que nós podemos fazer o mesmo? Como é que podemos fazer o pão em casa?

  1. Fazer a massa-mãe. A massa-mãe é o fermento do pão. Não, não vem do supermercado! Pode fazer fermento em casa, de forma totalmente natural, o que é conhecido por massa-mãe. Esta massa-mãe demora 15 dias a fazer, mas a boa notícia é que pode usá-la durante anos e anos. Siga aqui as dicas da padaria Gleba para fazer massa-mãe.
  2. Fazer massa. O pão é farinha e água. Se tiver a fazer um pão de trigo normal, só precisa de misturar água, farinha e sal. Deixe descansar esta massa durante algum tempo antes de misturar a massa-mãe.
  3. Sovar. Quem é que nunca viu os padeiros a “bater” na massa de pão? A isto chama-se “sovar”. Sove a massa até ter uma massa elástica, cubra com um pano, e deixe descansar meia hora.
  4. Dobrar. Depois de sovar a massa e de estar elástica, continue a amassar, dobrando as bordas para o centro. A massa deve continuar consistente e elástica. A seguir, volte a cobrir com um pano e deixe fermentar durante três a quatro horas (demora mais tempo de estiver frio).
  5. Polvilhe a massa com farinha e deixe no frigorífico 12 a 24H.
  6. No dia seguinte, leve ao forno!

Gostava de aprender mais receitas caseiras e conhecer melhor aquilo que come? Procure aulas de culinária perto de si. Ou então, se ainda está indecisa, procure primeiro os preços de aulas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O que fazer no tempo a sós

As Vantagens da Consulta de Psicologia Online: Cuidar da Saúde Mental à Distância

Entregas Semanais de Refeições Saudáveis: Impacto na Qualidade de Vida dos Consumidores