Como fazer pão em casa?



Quando começou o confinamento, houve muitas pessoas que desataram a procurar receitas sobre como fazer pão e a cozer pão em casa. Parecia a única maneira de ter pão fresco sem ter de sair à rua todos os dias, e não há Português que se preze que viva sem pão.


Apesar de parecer “uma trabalheira” pelos standards de hoje, a verdade é que muitas das nossas mães, avós e bisavós tinham o hábito de fazer o pão em casa ou, nas zonas mais rurais, de o cozer no forno da aldeia. Durante anos, era normal moer a farinha e fazer o pão em casa.

Então, como é que nós podemos fazer o mesmo? Como é que podemos fazer o pão em casa?

  1. Fazer a massa-mãe. A massa-mãe é o fermento do pão. Não, não vem do supermercado! Pode fazer fermento em casa, de forma totalmente natural, o que é conhecido por massa-mãe. Esta massa-mãe demora 15 dias a fazer, mas a boa notícia é que pode usá-la durante anos e anos. Siga aqui as dicas da padaria Gleba para fazer massa-mãe.
  2. Fazer massa. O pão é farinha e água. Se tiver a fazer um pão de trigo normal, só precisa de misturar água, farinha e sal. Deixe descansar esta massa durante algum tempo antes de misturar a massa-mãe.
  3. Sovar. Quem é que nunca viu os padeiros a “bater” na massa de pão? A isto chama-se “sovar”. Sove a massa até ter uma massa elástica, cubra com um pano, e deixe descansar meia hora.
  4. Dobrar. Depois de sovar a massa e de estar elástica, continue a amassar, dobrando as bordas para o centro. A massa deve continuar consistente e elástica. A seguir, volte a cobrir com um pano e deixe fermentar durante três a quatro horas (demora mais tempo de estiver frio).
  5. Polvilhe a massa com farinha e deixe no frigorífico 12 a 24H.
  6. No dia seguinte, leve ao forno!

Gostava de aprender mais receitas caseiras e conhecer melhor aquilo que come? Procure aulas de culinária perto de si. Ou então, se ainda está indecisa, procure primeiro os preços de aulas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS