As massagens não são todas iguais. Que tipos de massagens existem?



Quando pensa em massagens, talvez lhe venham à cabeça imagens de alguém deitado numa marquesa, de olhos fechados, com uma máscara facial, flores de lótus a decorar a sala, e música calmante. Esta é a imagem que vemos muitas vezes nos filmes e até na publicidade. Mas será que corresponde à verdade? A resposta é… sim e não. Algumas massagens, como as massagens tailandesas, são realmente assim. Mas há vários tipos de massagens, sabe quais são?


Massagens desportivas

Talvez não saiba, mas todas as equipas desportivas têm um massagista na equipa técnica. Normalmente estes massagistas são profissionais altamente especializados, com um grande conhecimento sobre os grupos musculares do corpo e o tipo de lesões mais habituais nos jogadores. As massagens aceleram a cura, e se é desportista (ainda que amador), recomendamos procurar uma massagem desportiva.


Massagem profunda

Outro tipo de massagem bem conhecido é a “massagem profunda”. Neste tipo de massagem, o profissional aplica bastante pressão, de forma a chegar a camadas mais profundas dos músculos e a camada miofascial. Este tipo de massagem é indicado para libertar a tensão, facilitar a desinflamação dos músculos e a cicatrização, pois contribui para uma maior irrigação dos tecidos e para a sua elasticidade.


Massagem terapêutica

Evidentemente que todas as massagens têm benefícios, incluindo acelerar a cicatrização e o alívio da dor. No entanto, geralmente reservamos o nome “massagem terapêutica” para massagens localizadas numa determinada zona. As massagens terapêuticas ajudam o paciente a relaxar e são especialmente úteis no tratamento e gestão da dor crónica. Fale com seu médico sobre este tipo de terapias e procure um fisioterapeuta na sua zona.


Massagem para grávidas

Por último, como é que nos podíamos esquecer das grávidas? Nesta altura, o corpo está sujeito a pressões extra, devido ao peso do bebé e às alterações no corpo da mulher enquanto se prepara para o parto! Já para não falar na recta final da gravidez, em que muitas grávidas só conseguem descansar deitadas de lado, com a ajuda de uma almofada própria. Por isso, faz todo o sentido em procurar massagens para grávidas durante esta altura da vida.


Além destas massagens, muitas pessoas recomendam os tratamentos de reiki para libertar a tensão. Experimente e descubra o que funciona melhor para si!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS