O mindfulness e os seus benefícios (científicos)



O mindfulness é um tipo de meditação (o que é meditação?) cujo objetivo é recalibrar a nossa atenção. Quantas vezes já conduziu o seu carro e ao chegar ao destino apercebeu-se de que não se lembra de nada da sua viagem? Este fenómeno acontece quando a nossa mente funciona em modo automático, que é o mesmo que dizer viver como se não estivessemos presentes.



Não estar consciente do que nos rodeia significa nunca parar para observar as coisas belas da vida ou parar para ouvir o que o nosso corpo nos diz. Também significa agir de forma mecânica dia após dia. E enquanto permanecemos neste estado mecânico, esquecemo-nos de parar para viver.



O mindfulness entra neste cenário para nos dizer que temos de focar a nossa atenção e viver no momento. Se a palavra mindfulness fosse traduzida seria qualquer coisa como “consciência” e é exactamente isso que este tipo de meditação procura treinar: tomarmos as rédeas da nossa atenção e consciência. Jon Kabat Zinn, médico e professor de meditação, diz que mindfulness é “prestar atenção; de propósito, presente no momento e sem julgamentos”.


Alguns dos benefícios cientificamente comprovados do mindfulness incluem:

  • Reduz stress, ansiedade e outras emoções negativas como o medo, infelicidade e raiva. Está provado que o mindfulness reduz o tamanho da amígdala, a zona do cérebro responsável por despoletar a resposta “luta ou fuga”. 
  • Ao reduzir o stress, o sistema imunitário é fortalecido. Aliás, está demonstrado o mindfulness ajuda na recuperação de doenças sérias como o cancro.
  • Reduz a depressão e, consequentemente, a letargia. Dessa forma aumenta a energia física e mental (estudos clínicos mostram que o mindfulness é tão eficaz como medicação e sem efeitos secundários) (4)
  • Reduz insónia e aumenta a sensação de bem estar.
  • O mindfulness é um bom apoio na gestão da dor.
  • O mindfulness treina a atenção e, consequentemente, a capacidade de memorização.
  • Está demonstrado que o mindfulness melhora a inteligência emocional e social. O resultado é melhoria nas nossas relações afectivas.
  • É um apoio na redução de tendências impulsivas e adictivas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS