O lugar onde vivemos influencia a nossa disposição?



Há quem ache que o lugar onde vivemos influencia a nossa “vibe”, a nossa aura, a nossa disposição. Todos conhecemos a teoria de que quem vive perto do sol e da praia é mais relaxado, enquanto os países nórdicos, sem Sol, são sinónimo de todo o contrário - dias curtos, temperaturas frias, depressão. Será que o sítio onde vivemos influencia mesmo a nossa disposição? O que é melhor, prosperidade económica ou boa comida?




Não há uma resposta exacta. O mundo não é tão 8 ou 80; tão branco ou preto. Há pessoas deprimidas a viver no Hawaii e há pessoas muito felizes a viver na Finlândia. Mas claro que o ambiente influencia a forma como vivemos e isso, por sua vez, pode influenciar a nossa atitude e disposição. Alguém consegue imaginar um surfista stressado? Eu nunca conheci.


Depois, há outro factor que não podemos ignorar: o Sol. Mas horas de Sol significa mais tempo para estar cá fora, sem preocupações… e mais vitamina D. Não é mito: a falta de vitamina D faz-nos ficar deprimidos. Precisamos dela para nos sentir bem. Já que falamos da vitamina D, falemos também da alimentação. Enquanto num país tropical temos acesso a uma enorme variedade de frutas e legumes, nos países frios da Europa a oferta é muito menor. No Inverno, ficamos reduzidos a bagas - ou ficávamos, antes de ser tão fácil importar fruta da América Latina.


Ter uma alimentação variada e saudável é essencial para nos sentirmos melhor com o nosso corpo e melhorar a nossa disposição. Historicamente, algumas zonas do mundo tinham mais facilidade em conseguir balançar todos estes factores - o Mediterrâneo era uma delas. Mas estes são só os factores naturais. Vamos aos humanos?


Para algumas pessoas, viver na cidade é viver no meio do barulho e do trânsito. O excesso de estímulos pode até levar a crises de ansiedade - por isso, algumas pessoas sentem-se mais bem dispostas a viver em sítios calmos, menos poluídos, longe do bulício da cidade. Outras não se imaginam longe desse movimento, aborrecidas perante o cenário bucólico do campo.


No fundo, cabe-nos a nós experimentar viver em vários sítios até encontrar o nosso. Cabe-nos a nós conhecermo-nos e saber escolher qual é o melhor sítio para viver. Explorar o Mundo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS