Qual a diferença entre um vegan e um vegetariano?



De certeza que já ouviu falar em vegetarianos e em vegans, mas sabe a diferença entre os dois?

O que é um vegetariano?

Os vegetarianos são conhecidos por “não comer carne”. No entanto, os vegetarianos também não comem peixe, marisco ou moluscos. Muitos são ovo-lacto-vegetarianos, ou seja, só consomem produtos que não implicam o sacrifício dos animais, como os ovos, o queijo, o leite e o mel.


Embora muitas pessoas sejam vegetarianas por opção, uma vez que acreditam que é uma alimentação mais sustentável, há muitas que o são por motivos religiosos e culturais. O vegetarianismo é obrigatório no Jainismo e muito recomendado pelo Hinduísmo e pelo Budismo. A título de curiosidade, 85% da população da Índia é vegetariana.

O que é um vegan?

Os vegans (ou veganos) não comem nem usam nada de origem animal. Na alimentação, excluem a carne, o peixe, os moluscos e o marisco, mas também os ovos e os lacticínios, os caldos à base de frango ou peixe, o mel e a gelatina (que tem proteína animal).


Além disso, excluem os sapatos e as carteiras em pele, os casacos de pêlo verdadeiro, produtos testados em animais e outros materiais de higiene ou limpeza que possam ter origem animal. Por esse motivo, o veganismo é visto mais como “um estilo de vida” do que como uma dieta.

Tanto num caso como noutro, é recomendável falar com um nutricionista para ter uma dieta equilibrada e não sentir a falta de nutrientes, sobretudo de ferro e de vitaminas do complexo B. A maior parte dos vegetarianos e dos vegans consome proteína proveniente de leguminosas, como o feijão, o grão-de-bico e a soja, mas muitas vezes é a combinação de diversos alimentos que lhes fornece todos os aminoácidos necessários.

Seja como for, é possível ter uma alimentação vegetariana ou vegan saudável e equilibrada! Marque já uma consulta com um nutricionista no Porto ou com um nutricionista em Lisboa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS