A importância do protector solar para a pele


Conhece alguém que ainda teima em não usar protector solar? Infelizmente, muitas pessoas insistem que não precisam de usar protector solar porque “não apanham escaldões”. Mas o protector solar é sempre importante, mesmo para quem tem a pele morena - e mesmo que não faça sol, pois os dias de nevoeiro são igualmente perigosos. Vamos então rever a lista de motivos pelos quais deve usar protector sol?
  • Protege a pele da radiação UV. A radiação ultravioleta (UV) pode causar danos na pele e existe durante todo o ano, embora seja mais forte no Verão. É por isso que quem tem peles claras e trabalha no exterior deve usar protector solar todo o ano. Também é importante lembrar que a radiação UV não tem um relógio - por isso, não se limita a existir “do meio dia às três da tarde”. Mesmo que sejam 6, está sempre exposto à radiação UV!
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele. Expor-se demasiado ao Sol faz com que a pele fique vermelha e com mais rugas. Por isso, proteger a pele com protector solar também é um forma de evitar o envelhecimento precoce da pele, incluindo da pele do rosto!
  • Manter a pele hidratada. No Verão, o nosso corpo perde muita água e a nossa pele é o primeiro órgão a sofrer. Deixar a pele muito tempo ao Sol só prejudica ainda mais esta situação, mas felizmente os melhores protectores solares hidratam a pele e evitam que as zonas sensíveis fiquem ressequidas.
  • Evitar escaldões. Finalmente, não nos podemos esquecer dos escaldões e das queimaduras! Se quer evitar ficar com a pele vermelha que nem um tomate depois de ir à praia, deve colocar protector solar a cada duas horas - isto porque a pele vai absorvendo o creme e desaparece com a água. Isto é especialmente importante no caso das crianças, que devem usar protector solar com factor 50+.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Vantagens da Consulta de Psicologia Online: Cuidar da Saúde Mental à Distância

Exercícios Físicos para Diferentes Objetivos: Guia Completo

Entregas Semanais de Refeições Saudáveis: Impacto na Qualidade de Vida dos Consumidores