Tradições do mês de Maio
Há pouco tempo estava a ler um artigo sobre algumas tradições alemãs durante o mês de Maio. Bem, não tradições alemãs - mas sim tradições de uma região alemã, a Bavária. Porque, como todos sabemos, as tradições não subsistem nas grandes cidades, mas sim nas pequenas vilas. As cidades estão sempre a mudar, reinventam-se; chega gente nova, fazem-se edifícios novos, misturam-se diferentes culturas e tradições. É nas aldeias, essas que estão perdidas no interior, que as tradições mais populares se vão mantendo.
O mês de Maio, conhecido entre os religiosos como o “mês de Maria”, está carregado de simbolismo religioso. Mas é também o primeiro mês quente, em que as culturas começam a florescer e a brotar, e portanto em algumas zonas há festas que celebram estas mudanças na Natureza. Além disso, o mês começa com a festa do 1º de Maio, a festa do Trabalhador, ela própria uma marca simbólica de progresso.
Mas então, que festas celebramos em Portugal ao longo do mês de Maio? A nível religioso, sempre me lembro dos meus avós celebrarem o mês de Maria com missas todas as noites. No Algarve existe a Festa da Mãe Soberana, uma romaria em Loulé, que tem uma base religiosa e outra profana, em honra da Natureza. No Sul de Espanha, na Andaluzia, há festas semelhantes.
Ainda em honra da Natureza temos o Dia da Espiga - celebrado 40 dias após o Domingo de Páscoa, e que cai quase invariavelmente em Maio. Acaba por ser outra festa que mistura a religião Católica (pois celebra-se em função do dia de Ramos) com tradições pagas anteriores ao Cristianismo. É impressionante como os tradições sobreviveram 2000 anos para agora estarmos a ponto de perdê-las, não é?
Finalmente, e para celebrar a chegada da Primavera e da fertilidade, temos a tradição das Maias. A tradição não é mais do que deixar Maias - ou outra cultura comum na região - à porta das casas na noite de 30 de Abril para 1 de Maio. As aldeias ficavam enfeitadas com os ramos e davam as boas-vindas às colheitas. Como a Páscoa também está associada com a mesma ideia de renascimento e ressurreição, não é difícil perceber porque é que estas tradições de misturaram tanto!
Comentários