Os benefícios da água salgada (água do mar)
Quem nunca usou água do mar por ter o nariz entupido? Mas apesar de ser uma prática tão comum, não estamos conscientes de todos os benefícios que a água salgada (a água do mar) pode ter na nossa saúde.
Melhora a saúde cardiovascular
A água salgada tem propriedades benéficas que contribuem para a saúde cardiovascular. Alguns estudos sugerem isto se deve à sua capacidade de prevenir a acumulação de gordura nas artérias. Seja como for, a água fria da praia reduz a pressão arterial, além de ter um efeito antioxidante e anti-envelhecimento.
Estimula a tiróide
A água do mar contém minerais, especialmente o iodo, que estimulam o nosso metabolismo. O iodo, que consumimos através do sal e dos peixes pescados no mar, ajuda a regular a tiróide. Pensa-se que é por isso que os problemas de tiróide são mais comuns em zonas afastadas do mar do que no litoral.
Actua como relaxante e esfoliante
O sal funciona como um esfoliante natural. A nossa pele, que está cheia de terminações nervosas, relaxa em contacto com a água salgada do mar. O avanço e o recuo das ondas proporcionam uma massagem natural, e portanto caminhar na água é um exercício super recomendado para quem está a precisar de descomprimir.
Faz bem aos ossos e articulações
Mas caminhar na água também exige mais esforço. O corpo tem de lutar contra a força da água, e portanto trabalha mais os músculos - é por isso que hidroginástica é mais intensa. Mas este esforço ajuda a tonificar os músculos e tem um efeito analgésico para quem sofre de problemas musculares, articulares, vertebrais e circulatórios.
Composição do sangue
A composição do sangue também se altera depois de um banho no mar. Os glóbulos vermelhos (as células que transportam oxigénio) aumentam, assim como os glóbulos brancos. Estes últimos são as células responsáveis pela defesa do nosso organismo, o que significa que o nosso sistema imunitário sai reforçado do banho no mar.
Comentários