Eu parti o telemóvel a ligar para o céu

Eu parti o telemóvel
A tentar ligar para o céu
Para saber se eu mato a saudade
Ou quem morre sou eu

Ouviu a música Telemóveis do Conan Osíris e começou a pensar que, de facto, passa muito tempo ao telemóvel e isso não é vida para ninguém? Ou leu testemunhos de bloggers que fizeram uma desintoxicação das redes sociais e sonha fazer o mesmo?
O telemóvel é uma ferramenta muito prática e útil, mas é exactamente este factor de conveniência que ajuda a mascarar aquilo que muita gente tem: dependência do telemóvel. E como qualquer dependência, é necessário aprender a geri-la para que ela não tome conta de nós.
As seguintes dicas são algumas sugestões que deixo para que, pouco a pouco, deixe de depender tanto do telemóvel. Para que passe a ser apenas mais uma ferramenta na sua vida e não a sua vida.
Não use o telemóvel como despertador
Evite a tentação de começar o dia a ver os últimos updates do Instagram ou Facebook no telemóvel. É muito fácil perder 20 ou 30 minutos de manhã com o telemóvel na mão depois de se pegar nele para desligar o despertador, não é? Então o melhor mesmo é comprar um despertador e cortar o problema pela raiz.
Evitar telemóvel 30 minutos antes de adormecer
Esta sugestão é cientificamente recomendada para os insones. Como o telemóvel tem uma luz “azul”, que simula a luz do dia, há cientistas que defendem que o telemóvel atrasa o mecanismo natural do corpo para adormecer. Assim, dorme mais, melhor e aprende a criar outros hábitos mais saudáveis antes de adormecer.
Não durma com o telemóvel na cama
Dormir com o telemóvel fora do quarto é a melhor forma de remover a tentação de ir verificar os updates. E se mantiver o telemóvel no quarto, no mínimo desligue a internet ou coloque o telemóvel no silêncio.
Apague as aplicações que não adora
Aplicações a mais são distrações a mais. Em vez de ceder à tentação de ir ver todas as redes sociais, blogs e afins no telemóvel, apague essas aplicações. Apague as notificações sobre o tempo, a app da farmácia e tudo o que não lhe traz alegria, tal como faria em sua casa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS