Acordar cedo e cedo erguer, dá saúde…



… e faz crescer. Ou, pelo menos, assim é o ditado popular. Mas há alguma fonte de verdade por trás da expressão? Será que há algum benefício em acordar cedo? Nós acreditamos que sim, e vamos explicar porquê.

Um pouco de biologia


O corpo humano tem o seu próprio ritmo definido pelo hipotálamo, o ritmo circadiano. Na maioria das pessoas, o hipotálamo encoraja o corpo a relaxar quando não há luz. Quando amanhece, é normal ter mais energia e acordar naturalmente. Claro que há pessoas em que o ritmo circadiano não está tão bem definido - ou que o alteraram graças aos seus hábitos - mas um ritmo que segue o dia e a noite é o mais habitual.


Aproveitar melhor o dia


Sejamos honestos: por melhor que seja dormir até ao meio-dia, o mundo não gira à nossa volta. Por essa altura, teremos perdido meio dia de trabalho! Levantar cedo significa que temos tempo de aproveitar todos os momentos antes ir ao trabalho - por exemplo, ir ao ginásio, correr ou arrumar coisas em casa. Tal como descreve o Gonçalo, acordar cedíssimo é sinónimo de ter mil e uma tarefas feitas antes de todo o mundo acordar. Quem é que não gosta de sentir que tem a cidade só para si?


Não correr de manhã


Para nós, sem dúvida que uma das maiores vantagens de acordar cedo é pode fazer exercício físico logo pela manhã. Isto deixa-nos cheios de energia e com vontade de fazer coisas, acelera o nosso metabolismo! Depois de correr ainda temos tempo para tomar um pequeno almoço completo (com hidratos de carbono, proteínas e fruta). Nunca conseguiríamos sair de casa a correr, às vezes sem comer, e só voltar a parar à hora de almoço.



Haverá sempre almas nocturnas e que preferem ficar acordados pela noite dentro. Mas para quem segue um regime de treino e gosta de ouvir o seu corpo, temos a certeza que acordar cedo é o primeiro passo para se reconectar com a mãe Natureza. Claro que no início custa obedecer ao despertador, mas quando se habituarem vão adorar ver o nascer do Sol todos os dias (pelo menos no Inverno, haha)!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS