Como devo planear a minha dieta para as épocas festivas?




O Natal é uma das épocas em que mais desrespeitamos a nossa dieta. Chocolates, sobremesas de Natal, refeições que duram horas com toda a família à mesa… Mas não há motivo para abusar! Deixo aqui algumas dicas para planear a sua dieta para as épocas festivas:

Procure receitas saudáveis


Antes do Natal, procure versões mais saudáveis dos nossos pratos típicos de Natal, como as rabanadas ou o perú assado. Assim, pode manter um menu tradicional, mas com menos hidratos de carbono e menos gordura! Mas não se esqueça que não é bom experimentar uma receita pela primeira vez no próprio dia: antes do Natal, experimente todas as receitas e adaptações.

Fale com um nutricionista


Quando se trata de planear a sua alimentação e a dieta, tire as teimas e desfaça os mitos com a ajuda de um nutricionista. Procure um nutricionista em Lisboa ou um nutricionista no Porto para tirar as suas dúvidas, explicar como é a sua alimentação e entender quais são as alternativas mais saudáveis para as receitas de Natal.

Aprenda a contar calorias


Não vale a pena viver obcecada com a contagem de calorias. No entanto, nos dias em “abusa”, é importante ter uma ideia da quantidade de calorias que comeu e quantas comeu acima do habitual. Só assim é que consegue perceber quanto exercício tem de fazer para compensar essas calorias em excesso ou informar o seu personal trainer.

Escolha 1 coisa de que não prescinde


É Natal e de certeza que há alguma coisa de que não prescinde. Toucinho céu? Tronco de Natal? Rabanadas? Sonhos? Filhoses? Escolha “aquela” comida de que não prescinde e inclua-a no seu plano alimentar, sem adaptações ou culpa. Afinal, só é Natal uma vez por ano!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Vantagens da Consulta de Psicologia Online: Cuidar da Saúde Mental à Distância

Exercícios Físicos para Diferentes Objetivos: Guia Completo

Entregas Semanais de Refeições Saudáveis: Impacto na Qualidade de Vida dos Consumidores