6 alternativas ao óleo para fritar



Azeite

Sabia que também pode usar o azeite para fritar? Apesar da gordura frita ser sempre desaconselhável, o azeite virgem extra pode ser uma opção mais saudável do que o óleo.

Óleo de girassol

A seguir ao óleo “vegetal” (de composição desconhecida) e ao azeite, o óleo de girassol é o óleo mais fácil de encontrar em Portugal. Tem um preço acessível e é mais saudável do que o óleo comum, uma vez que tem mais ácidos gordos polinsaturados e menos gordura monosaturada. Alguns nutricionistas defendem que é o óleo mais saudável: procure um nutricionista e pergunte qual é a melhor opção para si.

Óleo de coco

Outra alternativa ao óleo para frituras é o óleo de coco. Apesar de também ser rico em gorduras, precisa de usar uma quantidade menor. Além disso, o óleo de coco é bom para combater a prisão de ventre e aumenta a saciedade. Porém, no caso da receita precisar de uma grande quantidade de óleo, o óleo de coco pode deixar algum gosto a óleo!

Óleo de amendoim

O óleo de amendoim é um das opções mais saudáveis para fritar. E tem um sabor delicioso! Embora seja caro, compre uma garrafa de óleo de amendoim e experimente fazer batatas fritas. O sabor fica ainda mais intenso e é preferível ao óleo normal, pois é mais rico em omega 6, vitamina do complexo B e vitamina E.

Óleo de sésamo

O óleo de sementes de sésamo (conhecido como “óleo de gergelim” no Brasil) é rico em nutrientes e muito popular na cozinha asiática. Contudo, tem um cheiro bastante forte (mais do que o sabor) e pode não ser um bom substituto para muitos prazos nacionais.

Óleo de abacate

Por último, uma alternativa ainda pouco conhecida em Portugal, pelo menos no que toca a alimentação: o óleo de abacate. Como tem uma cor verde, não serve para fritar batatas ou rissóis, mas pode servir para saltear legumes, por exemplo. É antioxidante, rico em aminoácidos em vitaminas do complexo B, o que o torna muito interessante do ponto de vista nutricional.


Está a tentar ter uma vida mais saudável? Então, procure um nutricionista online e um personal trainer. Com uma alimentação mais saudável e exercício, de certeza que vai cumprir os seus objectivos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS