Glúten: o que é? Devo ter cuidado?




Nos últimos anos, temos ouvido falar imenso em dietas sem glúten. Mas é verdade que o glúten faz mal? A dieta sem glúten é mais saudável?


Antes de mais, precisamos de perceber o que é o glúten. O glúten é uma proteína que existe em vários cereais comuns na nossa alimentação, tal como o trigo, centeio, cevada, aveia, malte, etc. Portanto, uma dieta sem glúten exclui o pão, as massas, bolachas, bolos, cerveja, pizza, etc.


Para a maioria das pessoas, o glúten não causa qualquer problema nem há indicação de que ajude a perder peso (para isso, procure um personal trainer online). No entanto, para as pessoas com doença celíaca, intolerância ou alergia ao glúten, comer alimentos com glúten pode causar diarreia, dor e inchaço abdominal. Ao longo do tempo, também causa perda de peso e cansaço, entre outros sintomas.


As pessoas com doença celíaca não só precisam de evitar o glúten durante toda a vida, também têm evitar a contaminação cruzada (isto é, potenciais vestígios de glúten deixados por outros alimentos). Ao evitar o glúten, os sintomas desaparecem e o trânsito gastro-intestinal normaliza.


Entre os alimentos sem glúten encontramos cereais como o arroz e o milho, pseudo-cereais como o trigo sarraceno, a quinoa e o millet, as batatas, as frutas e os vegetais e, claro, a carne e o peixe. Algumas marcas também têm produtos sem glúten (“gluten-free”), incluindo pão, pizzas e bolachas, geralmente fabricadas a partir de farinha de arroz, farinha de milho e fécula de batata.


Para evitar a contaminação cruzada, muitas pessoas com doença celíaca preferem preparar sempre as refeições em casa, com utensílios onde não há vestígios de glúten. Se está agora a começar uma dieta sem glúten, deve procurar um nutricionista para aprender a adaptar as suas receitas favoritas e ter uma dieta saudável e equilibrada sem glúten.
 
Pode usar a Fixando para procurar nutricionistas em Lisboa, nutricionistas no Porto e noutras regiões do país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR