6 pilares do bem-estar emocional





De onde é que vem o nosso bem-estar mental? Dan Siegel, uma das grandes autoridades mundiais em Mindfulness, defende que há 6 pilares para o nosso bem-estar físico e mental. Para este professor de psiquiatria da UCLA, estes são os 6 pilares de que o nosso bem-estar dependem:



Equilíbrio emocional. Sem este equilíbrio, estamos permanentemente agitados e qualquer mudança no nosso dia a dia é o suficiente para provocar uma onda de frustração, depressão ou ansiedade. Só o equilíbrio nos permite reagir e ter clareza perante as adversidades. Lidar com os problemas no nosso passado e fazer psicoterapia é o primeiro passado para evitar isso.


Sintonia com os demais. Estar em sintonia e harmonia com os outros é essencial para preservar o nosso bem-estar mental e construir relações duradouras.


Flexibilidade. Não podemos ser inflexíveis. Se não formos flexíveis o suficiente para entender a posição dos outros, nunca vamos conseguir nem desenvolver inteligência emocional, nem estabelecer relações saudáveis.


Autoconhecimento. O autoconhecimento é outro dos grandes pilares do bem-estar. Conhecer o nosso estado mental, identificar o que nos pressiona e perceber os nossos limites é importantíssimo. As sessões de meditação podem ajudar a explorar o seu interior e sentir-se melhor consigo mesmo.


Consciência moral. Para o nosso próprio bem-estar, não podemos abandonar completamente as noções de bem e mal. Obliterar estas regras prejudica a nossa relação com os outros, o que nos desconecta do mundo – e ninguém é uma ilha!


Intuição e hábitos. Depois de todos estes passos, está pronto para prestar atenção ao que lhe diz o seu corpo. Use processos lógicos e subconscientes para se sentir melhor. Além disso, pode desenvolver hábitos mais saudáveis, incluindo horários de sono, alimentação, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS