Como aliviar dores musculares: a água quente ajuda mesmo?



Quem pratica exercício físico sabe que as dores musculares nunca andam longe. Mas nem sempre as dores musculares acontecem por termos feito um exercício de forma errada, ou exercício a mais ou aquecimento a menos. Quando estamos ansiosos, contraímos os músculos e ficamos tensos, o que também acaba por resultar em dores musculares e cansaço físico. Seja qual for o motivo, como podemos aliviar as dores musculares?

Um dos métodos mais populares para aliviar as dores musculares é usar água quente - ou melhor, um bom banho de água quente. Será que funciona mesmo?

A resposta é sim. Os banhos de água quente ajudam a relaxar os músculos e aliviam o stress. A água até 39ºC provoca uma sensação de relaxamento porque dilata os vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo de sangue e de oxigénio. Também é por isto que os poros abrem depois de um banho de água quente, o que facilita a esfoliação e a aplicação de cremes de beleza.

Um jacto de água quente diminui a tensão do músculo, e portanto é bom para os músculos doloridos pós-treino ou para descomprimir a tensão. Não só alivia a dor de forma natural, como ajuda a recuperar mais depressa. Aliás, a água quente também pode ajudar a diminuir a inflamação. Não é por acaso que os médicos recomendam banhos de assento para quem tem problemas de hemorróidas. (Não é um tema agradável, mas temos de encarar a realidade!)

Nem sempre é possível ir a fisioterapeuta ou fazer uma massagem - às vezes falta dinheiro, outras vezes falta tempo e outras vezes nem sabemos a quem recorrer. Mas um banho de água quente é uma alternativa disponível a qualquer um, low-cost e uma terapia natural que podemos fazer na nossa própria casa. Bom fim de semana!







Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS