Saiba porque é que o YOGA nunca vai passar de moda



Em 2020, a moda do yoga continua mais forte do que nunca. As aulas de yoga estão associadas ao bem-estar físico e mental, à melhoria da flexibilidade e ao combate da ansiedade e do stress. Aliás, o yoga já é praticado há milénios na Índia – provavelmente desde os séculos V ou VI antes de Cristo.

O papel do yoga na sociedade Indiana até levou a que fosse considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2016. Segundo o comité da UNESCO, a filosofia subjacente ao yoga influenciou “diversos aspectos da sociedade [indiana], desde a saúde à medicina, até à educação e às artes”. Além deste papel histórico-cultural, ainda houve destaque para a forma como “une a mente, o corpo e alma para melhorar o bem-estar mental, físico e espiritual” de quem o pratica.

Portanto, é seguro dizer que o yoga é uma tradição e não uma moda. Na Europa, o yoga tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos e em Portugal já há vários estúdios e ginásios que organizam aulas de yoga em Lisboa e aulas de yoga no Porto. Mas essa “popularidade” não significa que fosse totalmente desconhecido por cá – afinal, até o famoso poeta Fernando Pessoa chegou a fazer traduções sobre a prática de yoga.

No entanto, vale a pena recordar que ainda não há regulação sobre as aulas de yoga ou sobre quem está permitido a dar uma aula de yoga. Alguns mestres (como é habitual serem chamados) vão para fora do país fazer formação, nomeadamente à Índia, mas terá de consultar o currículo para confirmar. Se quer praticar yoga para mudar todo o seu estilo de vida, procure um centro comunitário e não um ginásio. Nestes centros o foco está na “transmissão de conhecimentos” sobre espiritualidade, yoga e alimentação vegetariana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

AVALIAÇÃO DOS CUSTOS ASSOCIADOS A UM DJ PROFISSIONAL: UM ANÁLISE DETALHADA

SUPERA-TE A TI PRÓPRIO: A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM INDIVIDUAL NO FITNESS E BEM-ESTAR

DESCUBRA AS VANTAGENS DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE MUDANÇAS LOCAIS