Explicações em Diversas Disciplinas: Suporte Educacional
Se o seu filho está a ter dificuldades na escolha, pode ser altura de procurar um explicador para ter um suporte extra. Veja aqui cinco motivos para contratar um explicador, mesmo que ache que a sua ajuda pode ser o suficiente!
O explicador está mais habilitado a explicar a resolução dos exercícios.
Se calhar até era bom a Matemática quando andava na escola e consegue resolver os exercícios. Mas consegue explicá-los? Pense. Com certeza que fala Português. Mas sabe explicar porque é que às vezes usamos o verbo ir (que deveria ser correspondente a “going”, ou aumentar a distância) em vez do verbo “vir” (aproximar-se, ou “coming”) – por exemplo, quando dizemos “eu vou!”? Precisamente. Às vezes fazemos as coisas mas não as sabemos explicar. Quando se trata de apoio às disciplinas, é essencial que o aluno entenda a resolução dos exercícios, e não que veja só o resultado.
O explicador sabe melhor como fazer a preparação para testes e exames.
Por mais que ache que pode ajudar os seus filhos, o mais provável é que não conheça os modelos de exame actuais. E, para bem ou para mal, os exames são uma parte essencial para calcular a média final. Já para não falar do peso das específicas para a entrada na universidade! Por isso, no secundário, é boa ideia procurar um explicador que se especialize na preparação de testes e exames. Assim, o seu filho vai fazer exercícios “tipo exame” e o explicador pode corrigir com critérios semelhantes aos dos exames. A título de curiosidade, na Fixando as disciplinas com mais procura são Matemática e Inglês.
O explicador pode corrigir a pronúncia do idioma e treinar a conversação.
E por falar em Inglês… Nas línguas, ter um explicador ou um tutor com outra língua materna é essencial para corrigir a pronúncia e treinar a conversação. As línguas não se usam só para ler e escrever (as chamadas “reading and writing skills”). No dia a dia, precisamos “listening skills” (audição) e as “speaking skills” (conversação), que também influenciam cada vez mais a avaliação dos professores na escolha. Um explicador é a pessoa perfeita para ajudar a trabalhar estas duas áreas e corrigir os erros do seu filho. Já para não mencionar que falar bem outros idiomas é sempre um ponto de diferenciação!
O explicador revê trabalhos que tem de entregar para avaliação.
Outro dos motivos para contratar um explicador é ter alguém que possa fazer a revisão de trabalhos para entregar para a avaliação na escola. Isto é particularmente interessante nas disciplinas de português, filosofia e psicologia, embora possa ser necessário rever trabalhos em qualquer disciplina. Assim, alguém pode dar feedback do trabalho antes do professor corrigir, o seu filho consegue fazer melhorias e ter uma nota melhor no final. Afinal de contas, a média interna também conta para a entrada na universidade. Por isso, aproveite!
O explicador pode fazer um plano individualizado.
O ensino português privilegia o chamado “ensino em espiral”, o que significa que os alunos voltam sempre às mesmas matérias. Por exemplo, o sistema reprodutor humano dá-se no 9º ano e novamente no 12º ano. Astronomia faz parte do programa de Físico-Química no 7º ano e depois novamente no 10º. No entanto, há disciplinas (nomeadamente Matemática, Geometria Descritiva e algumas matérias de Física e Química) em que isto não acontece. Por isso, se o seu filho está a ter dificuldade nestas disciplinas, é melhor procurar um explicador que faça um plano individualizado para recuperar e não perder mais matéria.
Esperamos que estes 5 motivos para contratar um explicador o tenham convencido que é a decisão certa para assegurar o futuro do seu filho e o seu sucesso escolar. Agora, se precisa de encontrar explicações de todas as disciplinas. Só tem de indicar o ano de escolaridade e a disciplina para começar a encontrar propostas de explicadores perto de si!
Comentários